Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Contra as queimadas: reunião na Associação Águas Claras dá início aos trabalhos de conscientização

- anúncio-

1 (3)

O Corpo de Bombeiros, SEDAM, IBAMA e PM Ambiental estiveram reunidos com membros da Associação Rural Águas Claras e no encontro foi explicado os danos que as queimadas causam à vida e ao patrimônio

1 (8)

- Advertisement -
- Advertisement -

Desde o mês de junho o 3º Grupamento de Bombeiro Militar, Ministério Público e todos os órgãos ambientais estão definindo estratégias e campanhas de combate às queimadas na área urbana e rural de Vilhena, tendo em vista o início do período de estiagem.

- Advertisement -

1 (7)

As queimadas é um problema muito antigo e todo ano bem na época da seca iniciassem os incêndios florestais que destroem a flora e fauna silvestre, afetando inclusive à saúde dos moradores devido à fumaça que atinge as residências das cidades e das chácaras. Assim, como uma forma de controlar ou diminuir as queimadas todos os órgãos envolvidos decidiram realizar uma operação conjunta para combater os incêndios na cidade e também na área rural.

Numa reunião realizada no dia 28 de junho no auditório do 3º GBM ficou acordado entre o Ministério Público e todos os órgãos ambientais, que o trabalho de prevenção na área rural seria coordenado pelo Corpo de Bombeiros/SEDAM/IBAMA/PM Ambiental utilizando materiais e equipamentos próprios, além do efetivo, e na área urbana o trabalho estaria sobre o comando do MP e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMMA. Desta maneira irá se alcançar o maior número de moradores, conscientizando-os com palestras e informando-lhes dos perigos e malefícios que podem trazer os incêndios florestais.

1 (6)

Em conversa com o Tenente do Sub-Grupamento do Corpo de Bombeiros, Moacyr de Paula, os trabalhos de conscientização já foram iniciados na área rural conforme definida na última reunião. A primeira associação de agricultores que recebeu a equipe foi a Associação Rural Águas Claras localizada no Lote 56 – Gleba Corumbiara e, no dia cada órgão ambiental informou aos moradores os prejuízos que causam as queimadas e os incêndios florestais, além disso, eles informaram como preservar o meio ambiente e os danos e riscos à vida e ao patrimônio. Os membros da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) também explicaram sobre as licenças pertinentes para a realização de queimadas.

Moacyr também ressaltou que os trabalhos de conscientização irão continuar, haja vista a quantidade de associações rurais que o município de Vilhena possui. “Estamos marcando reuniões com as associações para levar conhecimento a seus associados, desta forma vamos informa-lhes os danos que as queimadas trazem para a vida e o patrimônio”, diz.

Neste ano já tivemos várias chamados para apagar fogo no mato, e olha que estamos só no início do período de estiagem, por isso, o 3º GBM está fazendo escalas extras com 02 a 03 bombeiros por dia para assim reforçar o serviço e combater de vez os incêndios florestais”, finaliza Moacyr.

1 (10) 1 (2)

1 (1)

Texto e fotos: Redação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas