Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Construção de novo prédio da escola Progresso e reforma da escola Ivete são temas de coletiva de imprensa

- anúncio-

REFORMA E CONSTRUÇÃO DE NOVA ESCOLA

IMG_7181

Duas escolas municipais em Vilhena, Ivete Brustolin e Progresso passaram por vistoria técnica do Corpo de Bombeiros neste ano após denúncias de pais de família que estavam preocupados com a segurança de seus filhos naquelas escolas.

- Advertisement -
- Advertisement -

No mês de março, a Escola Ivete Brustolin teve que ser interditada, tendo em vista que o prédio onde a escola funciona estava fora dos padrões e normas técnicas em diversos pontos, tais como parte elétrica e estrutural que estava com infiltrações e rachaduras, além de gambiarras na fiação, com tomadas e fios expostos e placa de inauguração quebrada deixando extremidades cortantes devido ao fato de ser feita de vidro. No dia da interdição a Secretaria Municipal de Educação foi notificada e se exigiu que reparasse imediatamente todas a irregularidades para não prejudicar o ano letivo dos alunos.

- Advertisement -

fiação fiação 1

Passados 15 dias da interdição, uma nova vistoria foi realizada pela equipe técnica dos bombeiros e após a constatação que foram realizados vários reparos, a escola foi liberada com algumas ressalvas, tendo em vista que ainda faltava muito para a escola ficar 100% apta. No dia da liberação do prédio a secretária Geisa Maria Vivan garantiu que durante o recesso escolar seria realizada a troca da cobertura da escola e a troca de toda a  fiação.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil Progresso, localizada no Distrito de Perobal, na BR 435 a uns 35 km de Vilhena, sentido Colorado do Oeste também sofreu interdição da equipe técnica do Corpo de Bombeiros no mês de abril devido à precariedade do prédio. Há quase 20 anos a comunidade aguarda pela construção de uma escola nova.

COLETIVA DE IMPRENSA

IMG_7184

Na manhã desta sexta-feira, 29 de julho, a secretária municipal de educação, Geisa Maria Vivan marcou uma coletiva com a imprensa local para detalhar a situação das escolas Ivete Brustolin e Progresso. Na reunião ela esteve acompanhada da secretária adjunta, do Capitão Merycles Guedes Nunes, do subtenente Luiz Antônio Bueno Thomaz, além da diretora da escola Ivete, Silmara de Farias e da supervisora da escola Progresso, Silmara Modesto.

MEDIDAS ADOTADAS QUANTO À ESCOLA PROGRESSO

IMG_7182

De acordo com Geisa Maria, a ordem de serviço para execução das obras do novo prédio da escola  Progresso foi iniciada no mês Junho e estão em ritmo acelerado. Ao todo serão construídas 06 novas salas, banheiro e sala administrativa.

O prazo de entrega das novas instalações é até o dia 31 de dezembro deste ano, assim o início das aulas do ano letivo 2017 já serão inicializadas no mais novo prédio. Ressalta-se que as aulas em dita escola não foram suspensas com a interdição do Corpo de Bombeiros para não prejudicar os alunos.

Questionada sobre a construção de uma quadra poliesportiva na escola, a secretária foi enfática e explicou que para a realização dessa “proeza” será necessário ajuda dos representantes do estado, tais como, deputados estaduais ou federais, contudo não descartou a possibilidade de obter uma quadra para os alunos daquela escola. Ela também ressaltou que o prefeito Rover se comprometeu a construir mais 03 salas de aula com recursos próprios.

ESCOLA IVETE BRUSTOLIN E TODOS SEUS PROBLEMAS

Quando a escola Ivete foi interditada, a secretaria municipal de educação, através da sua secretária e da sua equipe técnica se comprometeram a realizar trabalhos paliativos para que a escola possa reabrir. Conforme Geisa, esse trabalho foi realizado, e os reparos aconteceram tendo em vista o risco que poderia causar aos alunos.

Durante sua fala, Geisa também comentou que o custo da parte elétrica e hidráulica naquela escola chega a R$ 480 mil e o orçamento da secretaria é no valor de R$ 150 mil para reforma das 27 escolas municipais, ou seja, o valor da reforma da escola Ivete é muito alto. Mas, como a escola não poderia ficar desassistida, a secretaria fez um remanejamento que foi aprovado pela Câmara de Vereadores, contudo esse remanejamento só irá beneficiar a parte elétrica da escola Ivete que será realizada no mês de setembro, deixando para o próximo ano a reforma do sistema hidráulico.

IMG_7190

A diretora Silmara de Farias, frisou que a reforma da escola é necessária e que o calendário escolar não poderá ser prejudicado. “Como a reforma será em setembro, acredito que  não vai prejudicar o ano letivo dos alunos, haja vista que estaremos terminando o 3º bimestre. Hoje o maior problema da escola Ivete é a parte elétrica, já que temos curto elétrico, queda de energia, ar-condicionados que não pode ser instalados, por isso é necessário que se faça a reforma, mas sem prejudicar o ano letivo”, diz Silmara.

Ainda na sua fala, a gestora enfatizou que a escola Ivete é a maior escola da rede municipal em Vilhena, já que conta com 17 salas de aulas e por isso, todas as salas devem ser climatizadas para assim oferecer qualidade de ensino a seus alunos. “Queremos um ambiente prazeroso e melhoria no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB”.

 CORPO DE BOMBEIROS 

De acordo com o Capitão do GBM, Guedes, no mês de Junho aconteceu uma reunião com o Ministério Público para tratar sobre a situação das escolas municipais, e conforme o comandante em agosto está prevista outra reunião onde será traçado os objetivos que não causem impacto social à comunidade.

Texto e fotos: Redação

 

 

 

 

 

 

 

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas