Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

CER de Vilhena realiza teste da orelhinha em recém-nascidos

- anúncio-

Atualmente o Centro Especializado em Reabilitação CER cuida Vilhena e Cone Sul e para atender a demanda, os testes da orelhinha são realizados nas segundas-feiras no período da tarde e as sextas-feiras pela manhã

 

A família da maquiadora profissional Debóra Francisco esteve no CER para realizar na pequena Lívia o teste da orelinha
A família da maquiadora profissional Debóra Francisco esteve no CER para realizar na pequena Lívia o teste da orelinha

Sabe-se que logo nos primeiros dias de vida são solicitados alguns exames da criança, visando assim detectar possíveis anormalidades na saúde da mesma, e entre os testes solicitados está o da orelhinha, o qual, todo recém-nascido é amparado por lei para realizá-lo.

- Advertisement -
- Advertisement -

O teste é solicitado para avaliar a audição dos recém-nascidos, pois os bebês podem apresentar possíveis problemas auditivos ao nascer ou adquiri-los nos primeiros anos de vida. Com a finalidade de prevenir a deficiência auditiva ou até mesmo de remediar, no caso dos bebês que apresentam surdez congênita.

- Advertisement -

Em Vilhena não é diferente, as mamães são direcionadas ao Centro Especializado em Reabilitação de Vilhena (CER) onde a fonoaudióloga especialista em audição Vanusa Volpini realiza a triagem auditiva neonatal.

Em conversa com Vanusa, foi nos explicado que o teste da orelhinha consiste em uma triagem que visa detectar crianças com perda auditiva ou risco de perda. Nessa triagem está incluído o exame chamado emissão auto acústica, assim como uma investigação sobre a gestação da mãe para detectar possíveis sequelas de algum problema durante a gravidez ou história familiar que poderão afetar a audição da criança.

teste da orelinha (1)

Quando o teste é realizado e a criança passa sem nenhum problema identificado, as mães são orientadas a observar o desenvolvimento do bebê, alertando-as das fases e das novas habilidades que ele deverá apresentar, caso isso não aconteça, a mãe retorna com o bebê ao CER e serão solicitados exames complementares que buscam detectar de forma mais específica problemas auditivos.

Caso a mãe relate alguma intercorrência durante a gestação, como a prematuridade do feto, por exemplo, o recém-nascido deverá ser acompanhado durante um período de 2 anos, visto que há uma pré-disposição a perda da audição. Além desses casos, atualmente há a preocupação com as crianças as quais as mães tiveram Zika vírus durante a gestação, pois outras alterações a nível central estão surgindo e afetando o desenvolvimento da criança. De acordo com a especialista, 3 casos estão sendo acompanhados pelos profissionais do CER.

Atualmente o Centro Especializado em Reabilitação cuida Vilhena e Cone Sul e para atender a demanda, os testes da orelhinha são realizados nas segundas-feiras no período da tarde e as sextas-feiras pela manhã.

Segundo Vanusa são atendidos em média 10 a 15 bebês por dia, um número pequeno se analisado com base nos números de recém-nascidos por dia na cidade.

O serviço é divulgado nas Unidades de Saúde do município e é de competência dos profissionais encaminharem os pais dos recém-nascidos ao CER para a realização do exame, pois, na maioria das vezes as mães desconhecem o teste, assim como o local que o oferece.

Vanusa relata que as mães tem até 3 meses após o nascimento para fazer o teste na criança, “quanto mais precocemente avaliarmos a audição, mais precoce é feito o tratamento adequado para cada caso”, explica.

A profissional acredita que o trabalho realizado no Centro de Reabilitação é de extrema valia, já que trabalha em parceria com outros profissionais e quando é encontrado algo de anormal sobre o desenvolvimento o tratamento é logo iniciado e a psicóloga pode acolher a família oferecendo suporte emocional.

Caso o diagnóstico não seja dado de forma precoce à criança poderá ter atrasado no desenvolvimento. O teste é feito de forma rápida e indolor. As consultas são agendadas no CER através do telefone (69) 3321-5816.

 

 

Texto e fotos: Redação

 

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas