Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Artigo da aluna sargento do GBM é destaque na disciplina de psicologia das emergências

- anúncio-

Sandra foto

A Aluna Sargento do GBM/RO, Sandra Sarmento Nina participou do Curso de Formação de Sargentos – Bombeiro Militar 2016, modalidade EAD – Ensino a Distância e, durante a realização do curso foi um dos destaques na disciplina de psicologia das emergências ministrada pelo Instrutor e 1º Tenente do 3º GBM Moacyr de Paula Junior.

Conforme o instrutor, durante o decorrer do curso foram desenvolvidos várias disciplinas que contribuíram na formação de cada aluno e, entre elas, destacou as aulas teóricas de psicologia das emergências que tem como objetivo discutir o comportamento do bombeiro militar no gerenciamento de crises emocionais em incidentes críticos, acidentes e desastres. Com isso, os profissionais aprendem a agir de forma preventiva até o pós-trauma, intervenções de compreensão, apoio e superação do abalo psicológico às vítimas.

- Advertisement -
- Advertisement -

Moacyr também ressaltou que para finalizar a disciplina, sugeriu que cada aluno/sargento elaborasse um artigo e que nele destacassem a importância da psicologia nas situações de emergências, além disso, pediu que identificassem qual é o papel do bombeiro naquele tema.

- Advertisement -

De todos os artigos entregues, dois foram selecionados para serem destacados e divulgados, um deles é o artigo da Sargento Sandra e o outro do Sargento Kenny.

O site Folha de Vilhena, amigo dos Bombeiros Militares de Rondônia vem  destacar o artigo da Sargento Sandra Sarmento Nina.

 

Stress na atividade Bombeiro Militar e o papel da psicologia da emergência

                                                                                            *** Sandra Sarmento Nina

Pessoas que enfrentam situações de emergências no seu ambiente de trabalho estão mais susceptíveis a desenvolver patologias psicossomáticas. São vários estudos que relatam o surgimento de estresse laboral em profissionais que lidam com acidentes, desastres e mortes.

A atividade Bombeiro Militar está no rol dos profissionais com índices altíssimos de stress no trabalho, pois além das ocorrências e riscos psicossociais, também passam por privação de sono e outros problemas, mas há quem estereotipam o bombeiro como um “super-herói”. Portanto, a cobrança pessoal e coletiva se torna ainda maior nas situações em que exigem sua atuação imediata, e a frustação quando o resultado da missão não é favorável pode desencadear limitações futuras nesse profissional.

Outro índice encontrado de estresse é do profissional que se aposenta, no caso dos bombeiros, vai para reserva remunerada, onde de uma hora para outra deixa de realizar atividades laborativas. Essa mudança acarreta alguns transtornos psicológicos, porque grande parte não teve uma redução do serviço bombeiro militar e drasticamente deixa de desenvolver o que já vinha fazendo há mais ou menos trinta anos, ou seja, acreditam não ser mais úteis à sociedade.

A importância do trabalho psicológico é essencial no Corpo de Bombeiros, e consiste na preparação para eventos adversos, sejam desastres, acidentes, na passagem do militar para inatividade, na ajuda de vítimas e pessoas envolvidas nas ocorrências, minimizando o sofrimento, a perda e as frustrações, com isso prevenido problemas futuros.

Portanto, a prevenção do estresse proporcionará o aumento da eficiência do serviço operacional ofertado à comunidade, reduzirá afastamentos relacionados ao estresse e dará uma melhor qualidade de vida aos profissionais militares, ativos e aposentados, gerando assim um vínculo com a Corporação através do seu comprometimento profissional.

 

 

Texto: Redação

Foto: Arquivo pessoal

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas