Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sábado, 20 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


QUEM AMA NÃO MATA! família e amigos de Tim Catanio vão ao fórum e clamam por justiça

- anúncio-

IMG_5740

A manhã desta terça-feira, 12 de julho, foi marcada por um momento de tristeza para a família de Marcos Catanio Porto, conhecido por todos os amigos e familiares como “Tim”, tendo em vista que foi realizado no Fórum Criminal da comarca de Vilhena a audiência de instrução de Vania Basilio Rocha, jovem de 19 anos que assassinou com 11 facadas o ex-namorado no dia 30 de dezembro do ano passado.

IMG_5743

- Advertisement -
- Advertisement -

A audiência que foi marcada pela juíza de direito, Liliane Pegoraro Bilharva, iniciou às 10h40min, mas mesmo com horário pré-estabelecido pela magistrada, familiares e amigos de Tim se concentraram em frente ao fórum criminal para protestar de forma silenciosa e pacífica pelo homicídio do ente querido.

- Advertisement -

Todos os presentes estiveram trajando camisetas com a fotografia de Tim, além disso, cartazes com mensagem de repúdio contra Vania também foram expostos para que todas as pessoas que passavam pelo local percebessem a dor que todos eles estão sentindo. Dizeres como “Foram 03 meses para ela planejar. Dia 30 de dezembro ela executou “só queria matar” – Tim LUTO eterno” e “Hoje só queremos justiça, porque ele não teremos mais”, foram alguns deles.

 

Filha de Tim Catanio, Vitória Gabriela de apenas 02 anos
Filha de Tim Catanio, Vitória Gabriela de apenas 02 anos

A filha de Tim, de apenas 02 aninhos que estava em companhia do tio também levou um cartaz com os seguintes dizeres: “Vania, você tirou meu direito de conviver com meu pai”.

Tanto Beto Catanio, quanto Maurício Jacob, além de um policial militar foram arrolados como testemunhas
Tanto Beto Catanio, quanto Maurício Jacob, além de um policial militar foram arrolados como testemunhas

Para esta primeira etapa, três testemunhas foram inquiridas, sendo eles, Alberto Catanio Porto – irmão de Tim Catanio, Maurício Jacob – amigo e um policial militar, além disso, Vania também foi interrogada. Esta etapa se faz necessária para evidenciar a real conduta da jovem e esclarecer tudo o que aconteceu no dia do crime. Após isso, se houver provas a serem produzidas, outra audiência será marcada, si não se fizer necessário, abre-se vistas para que tanto o MP quanto a Defensoria Pública, que assiste a jovem, apresentem memoriais finais. Depois disso, é decido pela magistrada se Vania será julgada pelo júri popular ou não.

Maurício Jacob, amigo de Tim - testemunha "a gente conhece ela há muitos anos"
Maurício Jacob, amigo de Tim – testemunha

Durante a manifestação pacífica, nossa reportagem conversou com Maurício Jacob, e conforme o jovem que ainda está muito abalado pelo ocorrido, o único que a família quer é que Vânia seja julgada pelo Tribunal do Júri e que a justiça seja feita, ele também ressaltou que o laudo de sanidade mental da jovem não está correto, porque todos eles (amigos e familiares) conhecem Vania há muito tempo e que ela simplesmente deu sinais de que teria problemas psicológicos pouco antes de ser considerada semi-imputável. Por outro lado, Beto Catanio – irmão de Tim, preferiu se preservar, mas ele manifestou que depois da audiência falaria.

Daiane, cunhada de Tim, muito indignada ressaltou que se for preciso fazer pit-stop na cidade para pedir que Vania seja submetida a Júri Popular, toda a família estará pronta para fazê-lo.

CONSIDERADA SEMI-IMPUTÁVEL

IMG_5729

O laudo de sanidade mental da jovem Vania Basílio Rocha, 19 anos, presa desde o dia 30 de dezembro de 2015 por ter assassinado a facadas o ex-namorado foi concluído e entregue na 1º vara criminal do Fórum Desembargador Leal Fagundes, em Vilhena. Assim, foi marcada audiência de instrução para esta terça-feira, 12 de julho.

Vania passou por dois exames psicológicos, o 1º exame foi realizado no dia 1º de abril no Instituto Médico Legal (IML) de Vilhena, já o segundo no dia 13 de abril em uma clínica particular. Esses dois laudos foram confrontados para assim apontar se a jovem sofre de algum distúrbio mental.

Mensagem " QUEM AMA NÃO MATA! QUEREMOS JUSTIÇA! estampavam a camiseta que trajavam os amigos e familiares de Tim Catanio
Mensagem ” QUEM AMA NÃO MATA! QUEREMOS JUSTIÇA! estampavam a camiseta que trajavam os amigos e familiares de Tim Catanio

De acordo com o ofício nº 1803/2016 enviado ao Juiz de Direito Corregedor dos Presídios pela juíza da 1º Vara Criminal, no dia 30 de maio de 2016, Vania Basilio Rocha conforme atesta o laudo psiquiátrico elaborado pelo perito médico psiquiatra foi considerada semi-imputável , ou seja, aquela pessoa que não tem a plena consciência de seus atos.

Uma pessoa considerada semi-imputável é quando tem sua capacidade, compreensão ou vontade reduzida, contudo, isso não quer dizer que sua imputabilidade (atribuir-lhe a responsabilidade pelo crime cometido) será excluída. Mas, se constatada pelo juiz, o mesmo poderá reduzir sua pena de 1/3 a 2/3 ou impor-lhe a medida de segurança.

Vania responde a um processo criminal por homicídio qualificado que tem uma pena prevista de 12 a 30 anos de reclusão.

 

Texto e fotos: Redação

 

 

 

 

 

 

 

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas