Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Plano de Desenvolvimento Sustentável a longo prazo é debatido em Vilhena

- anúncio-

Por se destacar no cenário nacional, Rondônia é considerado um estado desenvolvido, sustentando-se em três pilares: a prosperidade econômica, a qualidade ambiental e a justiça social. O PDES direciona investimentos nas reais vocações do Estado para os próximos 15 anos

DSC_0051

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 21 de junho no auditório do Tribunal de Contas de Rondônia – TCE, em Vilhena a apresentação do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES) onde estão inseridas diretrizes e programas para o desenvolvimento econômico e sustentável das dez regiões de Rondônia até 2030. As audiências públicas foram dirigidas pela equipe do Governo do Estado de Rondônia os quais focaram no progresso da região.

- Advertisement -
- Advertisement -
Secretário Regional Ronaldo Alevato foi quem coordenou as atividades do PDES em Vilhena
Secretário Regional Ronaldo Alevato foi quem coordenou as atividades do PDES em Vilhena

No evento estiverem presentes o secretário regional, Ronaldo Alevato, o Comandante do 3ª BMP Coronel Rildo Flores, a representante da Emater no Cone Sul, Eliane Back, representante da Associação Comercial e empresarial de Vilhena – ACIV, alunos da escola estadual Zilda da Frota Uchôa, representantes de vários municípios do Cone Sul, entre outros.

- Advertisement -

O primeiro palestrante do evento foi Natan Oliveira, servidor público estadual que faz parte da equipe de apresentação do PDES, ele durante sua participação explanou sobre o diagnóstico econômico do Estado.

DSC_0045
Natan Oliveira, palestrante no evento enfatizou que o estado de Rondônia cresceu muito nos últimos anos

De acordo com Natan, um dos principais focos das audiências é a apresentação do PDES a toda a sociedade e assim poder construir a minuta do projeto de Lei. Logo, a mesma seria levada ao Poder Legislativo para que seja debatido e aprovado pelos deputados estaduais.

Ele também destacou a evolução histórica do Produto Interno Bruto – PIB de Rondônia, enfatizando que o estado de Rondônia cresceu muito nos últimos anos na agropecuária, agricultura, indústria, entre outros setores.

Quanto à exportação, Natan também explicou e mostrou dados que comprovam que as micro e pequenas empresas exportam 80% e as grandes empresas 20%, já na exportação de valores as grandes empresas exportam 85% e as micro e pequenas empresas 15%. Por outro lado, Natan detalhou que a exportação da soja cresce aceleradamente.

Outro ponto, destacado foi a infraestrutura, a defesa animal e vegetal e a malha rodoviária em Rondônia.

Com o fim da primeira palestra, foi cedido a palavra para a segunda palestrante, Ana Maria Vilar, que também faz parte da equipe da apresentação da PDES. A servidora fez um diagnóstico situacional participativo no Estado de Rondônia, o qual contempla 04 diretrizes e 28 programas, sendo elas:

Diretriz I: Territorialização e Gestão ambiental que tem como objetivo, promover a gestão ambiental e a sustentabilidade;

Diretriz II – Bem estar social, que tem como objetivo, promover o acesso aos serviços públicos, de forma oportuna e de qualidade;

Diretriz III – Competividade sustentável, que tem como objetivo, dotar o estado de infraestrutura logística e fomentar o desenvolvimento econômico inclusivo, com base nos ativos regionais;

Diretriz IV: Modernização da Gestão Pública – que tem como objetivo, instituir mecanismos de governança e gestão de excelência na condução da administração pública e no planejamento do desenvolvimento sustentável.

A terceira palestrante do dia, foi Zileide Santana, a qual abordou o Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável e a sua importância para o estado de Rondônia. Logo, se abriu discussão com os presentes e a leitura da minuta do Projeto de Lei.

Vilhena é o segundo município a realizar a audiência pública sobre o Plano. A equipe estadual irá percorrer as demais sete regiões administrativas de Rondônia até o próximo dia 07 de julho.

SOBRE O PDES

 O PDES/RO 2015-2030, estabelece o planejamento do desenvolvimento sustentável do Estado de Rondônia, com base no conhecimento de sua realidade e nas políticas públicas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico, mediante a execução de um conjunto de diretrizes, programas e projetos, visando reduzir as desigualdades entre as regiões de planejamento do estado e direcionar o potencial da diversidade existente para o desenvolvimento regional sustentável.

 

Texto e fotos: Redação

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas