Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Segundo Idaron, 72% do rebanho de RO já foi vacinado contra a aftosa

- anúncio-

Vacinação contra Febre Aftosa e Raiva; Prefeito e Sec Chico Machado
Vacinação contra Febre Aftosa e Raiva;
Prefeito e Sec Chico Machado

Até esta quarta (11), mais de 57 mil pecuaristas foram atendidos na Idaron.
A instituição espera que sejam vacinados cerca de 5,5 milhões de animais

A vacinação contra a febre aftosa só encerra no próximo domingo (15), mas de acordo com a Agência de Defesa Sanitária  Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), 72% do gado do estado já foi declarado como vacinado pelos produtores até o início da manhã desta quarta-feira (11).

Segundo a Idaron, foram atendidos desde o dia 15 de abril, 57.225 mil pecuaristas até às 9h deste quarta-feira (11). Já foram declarados como vacinados mais de 3,2 milhões de animais com idade entre 0 a 24 meses. O registro é que o Estado tenha quase 8 milhões de bovinos e bubalinos. No ano de 2015 foram declarados mais de 13 milhões de animais.

- Advertisement -
- Advertisement -

Prazo
O prazo para  vacinação contra a frebe aftosa se encerra no próximo domingo (15). Mas a declaração de vacinação pode ser realizada até o dia 20 de maio. O Idaron informou ao G1, que é importante que todos os pecuaristas declarem e vacinem seu gado, com risco de pagar multa se não o fizerem. A instituição espera que sejam vacinados cerca de 5,5 milhões de animais.

- Advertisement -

Há mais de dez anos o Estado apresenta índices de vacinação maior que 99%. Para realizar a declaração, o pecuarista precisa levar a nota fiscal de compra da vacina e a relação do rebanho por faixa etária.

Multa
De acordo com a Idaron, o produtor que não declarar ou não vacinar o rebanho pode ser multado em até R$ 152,72 por animal não vacinado. Já para quem vacinar e não declarar, a multa é de R$ 152,72 por propriedade rural.

Horário de atendimento
Os pecuaristas devem ficar alerta ao novo horário de atendimento da agência. Todas as unidades funcionarão entre 7h30 e 13h30, de segunda-feira a sexta-feira.

Fonte: G1/RO

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas