Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Vilhenense mantém projeto de sustentabilidade há 6 anos e pede apoio da Prefeitura

- anúncio-

INCENTIVO

DSC_0219

O objetivo do projeto é incentivar os moradores a coletar materiais recicláveis, plantar árvores e manter os quintais limpos, evitando assim, a proliferação do mosquito

- Advertisement -
- Advertisement -

Há mais de 6 anos coordenando o projeto “Sustentabilidade e Gestão dos Resíduos Sólidos”, a agente comunitária de saúde Roseni Mezabarba Vieira já realizou diversos trabalhos em Vilhena, contanto apenas com pouco apoio e muita força de vontade.

- Advertisement -

O objetivo do projeto é incentivar os moradores a coletar materiais recicláveis, plantar árvores e manter os quintais limpos, evitando assim, a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus, animais peçonhentos, entre outros.

DSC_0215

A ideia de montar o projeto de sustentabilidade surgiu após Roseni ter sido uma das vítimas do mosquito Aedes e contraído dengue, e após isso sentiu a necessidade de fazer algo para combater a proliferação do mosquito, tudo em prol de promover qualidade de vida para a população.

Roseni presta serviços à população da micro área 02 do Bairro São José e acompanha 200 famílias, as quais monitora fazendo o controle da limpeza dos quintais durante todo o ano. As famílias devem manter os quintais das residências limpos, não deve haver nem mato, nem lixo, e ao fim do ano os que melhor se saírem, recebem um prêmio como forma de incentivo por manterem o quintal limpo.

A agente comunitária conta que é necessário ter amor pelo trabalho, pois as dificuldades são muitas, já que não recebe apoio da Prefeitura Municipal de Vilhena e por diversas vezes já teve que tirar dinheiro do próprio bolso para dar continuidade ao projeto de sustentabilidade, além de que devido ao fato de trabalhar durante a semana, a agente comunitária usa os fins de semana para realizar os trabalhos voltados ao projeto. “Não apenas plantar, é necessário fazer a manutenção e tudo gera gasto”, relata.

A Secretaria de Obras já disponibilizou o trator para recolher o lixo retirado do quintal de algumas residências. Sabendo da importância de projetos como esse, algumas empresas da cidade se disponibilizam a ajudar em algumas das tarefas realizadas pelo projeto voluntário.

Um dos trabalhos idealizados e realizados pelo projeto foi a construção do jardim na Unidade Básica de Saúde do São José, Vitalina Gentil dos Santos, que a cerca de 1 ano e meio vem enfeitando o local.

DSC_0213

Segundo Roseni, foram 7 meses de trabalho para que tudo ficasse pronto, e ainda é necessário muita dedicação dela e da população da região para mantê-lo limpo e bem cuidado, pois as plantas precisam ser regadas, e o gramado aparado, serviço esse que é desempenhando pelos próprios moradores.

O belíssimo trabalho realizado por Roseni está ganhando cada vez mais espaço na cidade e em vista disso, ela foi convidada a levar suas ideias ao Conjunto Habitacional União, onde irá ajudar os moradores a cuidarem seus quintais, dando uma nova “cara” ao local. “Eu vou iniciar com 100 casas, e conforme as pessoas forem se interessando, nós vamos fazemos mais”, afirma.

O projeto já foi reconhecido a nível nacional, estadual e municipal, porém, até o momento não recebeu nenhum apoio, tampouco gratificação pelos trabalhos já realizados em prol do meio ambiente e saúde da população.

Roseni pede o apoio das secretarias do município para que possa dar continuidade ao projeto e seguir ajudando os moradores, embelezando e arborizando a cidade.

 

 

Texto e fotos: Sabrina Mathias

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas