Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Nível do rio baixa, mas bombeiros alertam para chuvas em Jaru

- anúncio-

dsc0037-620x330

Ao todo, mais de 500 moradias foram atingidas pela cheia do rio.

Previsão de novas chuvas no município deixa cidade em alerta.

- Advertisement -
- Advertisement -

O nível do Rio Jaru, no município de Jaru (RO), a cerca de 290 quilômetros de Porto Velho, está baixando. Na manhã deste domingo (3), estava com 8,13 metros. A marcação está próxima do nível normal de 7,97 metros. Durante o pico da cheia, registrada na última terça-feira (29), o rio chegou à marca 11,90 metros, segundo aferição da Agência Nacional de Águas (ANA). A água invadiu ruas e atingiu mais de 500 casas, deixando moradores desabrigados e desalojados.

- Advertisement -

Apesar do nível do rio ter baixado, o Corpo de Bombeiros informou que a cidade ainda continua em alerta e corre risco de novas alagações, devido à previsão de chuvas na região, que devem atingir o município. Conforme o cabo Daniel Maciel, do 3º Subgrupamento de Jaru, o nível do rio está baixando, mas as margens continuam alagadas, assim como as residências naqueles locais. “O alerta continua e os moradores das áreas ribeirinhas ainda não podem voltar para suas casas, devido ao risco de temporais que podem elevar novamente o nível do rio”, explicou o bombeiro.

Ao G1, o titular da Secretaria Municipal de Assistência Social (Sema), Fabiano Moreira, disse que ainda não foram contabilizados os números de pessoas atingidas pela cheia, apenas que mais de 500 casas foram atingidas. Os moradores foram retirados de suas residências e levados para a casa de parentes ou para abrigos improvisados em salões de igrejas do município. “No pico da enchente, mais de 20 famílias foram alojadas nos abrigos e na manhã deste domingo, cerca de dez famílias ainda estão abrigadas nesses alojamentos”, disse o secretário.

O secretário informou também que depois do nível do rio ter baixado, muitas pessoas que não residem em áreas ribeirinhas, retornaram para casa, e assim como os bombeiros ele apontou que a Prefeitura também continua em alerta devido o risco para novas alagações.

Previsão do tempo

Conforme o Climatempo, a previsão do tempo para Jaru é de sol entre nuvens pela manhã, com pancadas de chuva no período da tarde de segunda-feira (4), até a próxima sexta-feira (8). No próximo sábado (9), a chuva dá uma trégua e o tempo deve ficar aberto todo o dia. Durante a semana, a temperatura no município deve variar entre 25°C e 36°C.

Cheia histórica

Após intensas chuvas que caíram em Jaru, o nível do Rio Jaru subiu e ultrapassou a marca de 11 metros, na terça-feira (29), sendo mais de três metros acima do normal e tida como a maior cheia do rio nos últimos 20 anos, segundo o Corpo de Bombeiros do município. O aumento do nível do rio provocou alagamentos e deixou famílias desabrigadas e desalojadas.

Do G1

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas