Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Mesmo longe das aldeias indígenas comemoram Dia do Índio na CASAI

- anúncio-

 

AgOjZ2806ns7lvgPHlvRGUv2v_UqWdRzRHrhf1t1B_X4

O local foi todo enfeitado e contou com cartazes confeccionados pelos próprios índios lembrando a cultura das tribos

- Advertisement -
- Advertisement -

Há mais de cinco décadas comemora-se o Dia do Índio no dia 19 de abril e em alusão a isso, acompanhamos a festa realizada pelos indígenas presentes na Casa de Saúde Indígena Vilhena (CASAI).

- Advertisement -

A CASAI atua como casa de apoio à população indígena e oferece abrigo a eles quando precisam realizar algum tipo de tratamento ou consulta na cidade, levando-os as consultas, assim como, acompanhando seu período de tratamento ou pós cirúrgico, por exemplo.

Uma equipe multiprofissional composta por 2 médicos, psicóloga, assistente social, nutricionista, 2 enfermeiras, 13 técnicas de enfermagem, dentista, realiza o acompanhamento dos índios na própria CASAI. Além dessa equipe, a população indígena da região conta também com uma equipe do Programa de Saúde da Família (PSF), composta por 1 enfermeira, 1 técnica de enfermagem, 1 médico, psicóloga, nutricionista e dois dentistas, que fazem visitas as aldeias. “O intuito da CASAI é levar a equipe de PSF até a aldeia, e não levar os índios até a CASAI”, conta uma das funcionárias.

A CASAI de Vilhena conta com 40 alojamentos atualmente e há uma grande rotatividade de índios das variadas etnias de competência do local, são elas, Nambikwara, Kanuê, Aikanã, Akuntsu e Terena, espalhadas por 34 aldeias dividas pelas cidades de Corumbiara, Chupinguaia, Comodoro e Vilhena.

Mesmo longe de suas aldeias, os índios não deixaram de comemorar a data especial e realizaram um momento de canto e dança no local, com direito à caracterização para o festejo.

Um grupo de alunos do curso de enfermagem da faculdade Unesc estiveram presentes no local, onde realizaram um teatro para chamar a atenção dos índios para as formas de contágio e prevenção da gripe H1N1.

Texto e fotos: Sabrina Mathias

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas