Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sábado, 20 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Escola estadual Colina Verde presta homenagem aos desbravadores locais em Corumbiara

- anúncio-

HOMENAGEM

homenagen

A escola estadual Colina Verde no município de Corumbiara irá homenagear os pioneiros regionais neste sábado, 30 de abril. Como já é tradição, todos os anos, a Escola Colina Verde relembra o processo de colonização da Região através de um evento conhecido como “A Festa dos Cacaieiros”.

- Advertisement -
- Advertisement -

A comunidade escolar está empenhada objetivando recepcionar a todos os moradores e visitantes, onde serão exibidas apresentações culturais e homenagens aos primeiros colonizadores da REGIÃO DO RIO CORUMBIARA onde hoje está localizada a unidade escolar no pequeno Distrito de Rondolândia município de Corumbiara.

- Advertisement -

Rondolândia surgiu na década de 80, quando foram abertas as primeiras linhas para o assentamento de famílias oriundas de todas as partes do Brasil, que vinham para a região em busca da conquista da terra e de novas oportunidades.

Os cacaieiros eram, na verdade, os primeiros sitiantes que se deslocavam a pé da “Vila 21”, hoje Colorado do Oeste, pelo meio do mato, percorrendo picadões feitos a foice e facão. Esses guerreiros desbravadores carregavam nas costas todos os mantimentos que necessitavam para passar semanas ou meses no mato abrindo suas propriedades recebidas do INCRA.

Essas cargas organizadas em forma de “cacaio” chegavam a pesar 60 kg e eram carregadas por até 100 km de distância em dois ou três dias de caminhada mata a dentro.

Hoje, muitos dos alunos da Escola Colina Verde são descendentes destes heróis, motivo pelo qual fazem questão de manter suas origens e homenagens aos seus pais, avós e mesmo bisavós.

Dessa forma, a escola Colina Verde, por meio de sua direção, sob a responsabilidade da professora Lucimara Marques Medanha e de todos os professores, funcionários e alunos fazem questão da presença de todos neste dia tão especial.

As atividades relacionadas ao evento estão previstas para se iniciar às 18:30h deste sábado e contará com apresentações culturais e homenagens além de salgados e refrigerantes.

Venham prestigiar e se emocionar!

 

Assessoria

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas