Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sábado, 20 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


ARTESANATOS EM RONDÔNIA GANHAM ACEITAÇÃO NO MERCADO EUROPEU, E GARANTE LUCROS PARA ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS 

- anúncio-

dfdfd(6)

‘O artesanato é uma arte que existe desde os tempos mais antigos, sua função expressa o poder do artista e ainda gera economia para os Estados’

Mesmo na era da informação, o artesanato tem sido considerado uma forma simples mais bem aceita de transformar matérias primas de seguimentos variados em lucro para empresários do ramo.

- Advertisement -
- Advertisement -

A utilização de peças como colares de tecido, colares de sementes, brincos, pulseiras, e anéis com pedras sem tingimento, são as opções mais apreciadas junto ao consumidor internacional, que vem cada dia mais optando por comprar peças de artistas de Rondônia.

- Advertisement -

Um grande ato junto a sociedade rondoniense, é visar ações simples como criação de arte com produtos naturais da terra onde moramos, fonte de renda própria . Iniciativa esta que vem gerando economia para dentro do Estado, corrente financeira que se bem aproveitada, além de cativar o consumidor a comprar as peças, ainda expõe o artista ou a entidade que produz estes artesanatos, para dentro do comércio empreendedor, gerando empregos, renda, e abertura de novas empresas, para comercialização, tanto internamente no país como externamente, mundo á fora.

fffff(1)

Artesãos de Rondônia podem gerar tanto lucro para dentro do Estado, que se bem orientados, até mesmo as criações de grandes feiras de artesanatos podem alavancar a exportação desses produtos para outros países. Criações com utilidade de sementes secas, uso de madeira para entalhamento, fabricação de peças em madeira de lei, criação de peças trançadas com palha, entre milhares de produtos feitos com madeira, folhas, sementes, cordas, pedras com tingimento, ou sem tingimento, gerar aceitação ao consumidor se bem feitas, ou bem tratadas, podem demonstrar o poder que a cultura leva para mão de cada artista, gerando um ápice na exposição da arte para nosso Estado.

Devido a vasta crise econômica que sofre o Brasil, muitas pessoas estão a procura de utilizar de novos recursos para criarem renda. Em vários seguimentos, a venda de artesanatos estão sendo um fonte com recurso por ser simples, e de criação fácil, que abrange uma visão de gerar “renda”, esta que para um autônomo pode chegar de 2.000,00 á 5.000,00 reais.

A SOCIEDADE ATUAL E O PRECONCEITO DO ARTESANATO

Em nossa sociedade, o artesanato é visto por uns como algo de uso peculiar, para outros de uso muito simples, ou pouco sofisticado. Existem pesquisas que demonstram que há sim certo preconceito sobre a visão de bijuterias feitas com artesanatos, que para algumas mulheres, não angariam a relevância do padrão de Fashion, mais para outras o artesanato é visto como uma forma de economizar contra os gastos absurdos em comparação com jóias caríssimas encontradas em joalherias. Por este fato é de se considerar que o artesanato pode sim trazer benefícios para as pessoas que os usam. Em realidade, o preconceito vem geralmente acusado, por pessoas que compraram certos tipos de artesanatos e não gostaram, pois eram de má qualidade, ou de teor cafona ou mesmo mau feitos, criando certo receio para pessoas que usaram estes tipos.

 

Dentro da analise feita sobre, quem usa ou não artesanatos como cordões, pulseiras, brincos entre outros, a resposta a analise feita foi que mulheres e homens de classes maiores, usam das peças com mais freqüência, que pessoas de classes médias. Tal costume se vem devido que pessoas de classes e padrões menores têm mais contatos com esses tipos de matérias, sendo em lojas, vendas, ou até mesmo em reuniões ou eventos governamentais. Desculpas também declaram que utilizar de artesanatos como forma de embelezar o corpo, seja através de acessórios, roupas ou quaisquer tipos de uso no corpo, trazem uma exposição mais natural, e uma padrão de beleza dentro dos princípios mais fashion na moda internacional.

Sendo assim, com ou sem preconceito, o artesanato continua ganhando o mundo, sendo ele vindo de Rondônia ou de qualquer parte do planeta, eis que sua aceitação é ampla, e seu uso conservador e discreto, impedindo as gafes da moda, e até mesmo exposições muito peculiares, ou melhor, exposições que podemos chamar, que por mais caras que sejam tornam se às vezes “atípicas”.

dfdfdf(13)

OS ARTESANATOS DITAM A MODA INTERNACIONAL

Em muitos eventos de modas, até mesmo nas semanas internacional do FASHION WEEK, para todos os lados no corpo das modelos, correm sobre a passarela o uso do artesanato ou a arte da mão de obra de artistas, com produtos naturais, ou técnicas artesanais, para compor o grande patamar nos modelos de roupas ou acessórios criados pelos estilistas das mais renomadas marcas.

Dolce , Vitor Hugo, Cavalera, Rosa Chá, entre milhares de outras, rondam as idéias de usar o artesanato como percepção expositor de suas criações, podendo usar de culturas como a indígena como inspiração nos detalhes.

A ECONOMIA E O ARTESANATO SE JUNTAM

Por fim, com o uso do artesanato, peças no mercado se tornam mais proveitosas, sendo para envio para um amigo como presente, sendo para comprar para uso próprio, por todo o tipo de utilidade que venham a arrecadar, o artesanato sempre será e vira a ser usados como fonte de renda, gerando aumento na economia, e também em melhores fatores, sempre usados em eventos beneficentes ou para o socioativismo.

Yure Telles
Empresário, apresentador de Tv e Socioativista.

Fonte: Comércio terceiro setor, Sebrae, Portal Estado de Rondônia.

 

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas