Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

SAÚDE: Junior Donadon quer saber providências da prefeitura no combate à Dengue, Zika Vírus e Chikungunya

- anúncio-

 

junior donadon 7

Mais sete requerimentos de relevante para a sociedade vilhenense foram apresentados – e aprovados –na última sessão na Câmara de Vilhena.

- Advertisement -
- Advertisement -

Autoria do presidente da Casa de Leis, Junior Donadon, os requerimentos têm por objetivo apresentar informações e esclarecer ações da prefeitura no combate ao atual “inimigo” número 1 da população brasileira: o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

- Advertisement -

Balanço divulgado pelo Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde informa que para monitoramento da dengue, no período de 3 a 31 de janeiro deste ano, foram notificados 1.744 casos de dengue em Rondônia, um aumento de 159,52% com relação ao mesmo período de 2015, que foram 672 casos da doença.

Em Rondônia, oito municípios estão em estado de alerta contra a doença. Em Vilhena foi confirmado um caso autóctone (originária do próprio Município) de Zika Vírus.

Para Junior Donadon, o caso é alarmante e ações prioritárias são necessárias em Vilhena.

Nos requerimentos ao Executivo, aprovados por unanimidade em plenário, o vereador solicita: informações sobre o planejamento e execução das ações da Vigilância Sanitária, epidemiologia e de Saúde do trabalhador de combate a endemias contra o vírus; informações sobre  a lotação de cada um dos Agentes de Endemias dentro da administração pública municipal e quais deles estão envolvidos no combate ao vírus; informações sobre a composição do Conselho Municipal de Saúde; programas e projetos estratégicos para enfrentamento das prioridades nacionais, estaduais e municipais, assim como situação de emergência, notadamente no combate ao zika vírus, dengue e Chikungunya; elaboração de atualização do Plano Municipal de Saúde em termos de prioridade estratégicas; informações a respeito de quais providências foram adotadas quanto à limpeza e detetização das bocas-de-lobo, visando prevenção e combate ao vírus.

Ainda, o parlamentar requereu informações de quais servidores compõem a Comissão de Infecção Hospitalar, bem como quais atividades e procedimentos desenvolvidos para combater a ocorrência de infecção hospitalar no Hospital Regional de Vilhena.

Junior Donadon reforçou o apoio do Legislativo à prefeitura, tendo em vista as dificuldades que algumas secretarias municipais têm para levar ações de qualidade. A Saúde pública, por exemplo, é uma delas, já que mais 60% das emendas dos vereadores foram destinadas para o setor.

Assessoria

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas