Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Escola Professora Vilma Vieira realiza trabalhos positivos com Atendimentos Educacionais Especializados

- anúncio-

DSCF6136

Os alunos que participam do projeto são destaques em eventos educacionais realizados pela escola, onde realizam apresentações de danças, teatros, leituras e exposição de trabalhos artesanais

A sala de Atendimento Educacional Especializado – AEE da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Vilma Vieira, em Vilhena, vem se destacando através dos resultados obtidos nos trabalhos desenvolvidos com alunos especiais matriculados na escola.

- Advertisement -
- Advertisement -

DSCF6137

- Advertisement -

Há sete anos a escola vem atendendo crianças e adolescentes com deficiências múltiplas, quando há ocorrência de duas ou mais deficiências simultaneamente, entre elas, deficiências intelectuais, físicas ou ambas combinadas.

A professora do AEE e orientadora educacional da escola, Iara Aparecida Verde de Assis conta que os atendimentos são ofertados quando a criança não consegue realizar atividades simples, como por exemplo, andar e falar. Suas limitações exigem que o ensino seja adaptado de acordo com suas necessidades. Iara trabalha com esses atendimentos especializados desde 2014, e revela também que a sala de AEE é adaptada para desenvolver as habilidades individuais de cada aluno, conforme suas necessidades. Atendendo, de tal modo, os alunos com diferentes deficiências que recebem os conteúdos planejados em contra turno, de acordo com ritmo, aprendizagem e especificidades.

DSCF6141

O aluno pode ser surdo, mudo, cadeirante, portador de síndrome de Down, ou qualquer outro tipo de deficiência, ele tem direito de aprender, junto aos colegas em sala de aula e também receber atendimento exclusivo para desenvolver suas habilidades. Para isso a professora enfatiza que somente o ensino regular não é suficiente, por isso, os professores de sala de aula contam com o auxílio dos atendentes pessoais, profissionais encarregados de acompanhar individualmente cada criança, com o objetivo de trabalhar as diferenças para satisfazer as lutas básicas de todos e promover a inclusão social.

DSCF6144

Iara conta que os resultados obtidos em sala do AEE são absolutamente positivos, no ano de 2015, 28 alunos entre eles, alunos a partir de 05 anos até os 17 anos, matriculados do 1º ao 5º ano e também alunos do EJA receberam atendimentos especializados. Leitura, coordenação motora, incentivos, autonomia na aprendizagem, trabalhos com jogos, atividades ofertadas pelo MEC, entre outros trabalhos pedagógicos que contribuíram para o desenvolvimento positivo de cada um deles.

Alunos irmãos gêmeos Felipe e Davi que recebem atendimento na sala AEE
Alunos, irmãos gêmeos, Felipe e Davi que são atendidos pelo projeto de AEE

“É necessário ter uma análise com os professores, a Lei também exige um laudo médico para informar a deficiência, transtorno ou síndrome do aluno, para que nós possamos trabalhar diretamente em cima da necessidade do aprendiz”, diz a professora Iara.

Felipe realizando orgulhosamente a leitura
Felipe realizando orgulhosamente a leitura do livro “O cavalinho Notável”

Um dos principais objetivos é facilitar a autonomia do aluno dentro da sala de aula, por tanto, os trabalhos desenvolvidos na sala AEE visa complementar tudo aquilo que falta na sala de estudo regular. Além de cuidar de detalhes importantíssimos, como a adaptação de material, por exemplo, um aluno com pouca mobilidade há necessidade de conversar com o professor e saber se ele necessita de um engrossador de lápis, uma prancha, uma mesa especial, entre outros.

A professora também destaca que, mesmo com o laudo e comprovação de que o aluno necessita de atendimento, porém, o pai acha que não é necessária, a escola não obriga o aprendiz a frequentar o AEE.

Explicando que por estes motivos, antes do aluno ingressar as aulas do AEE, há uma triagem, na qual os pais apresentam os laudos e assinam um termo de consentimento. Após isso, os atendimentos são realizados duas ou três vezes na semana, conforme a necessidade ao aluno.

Iara ressalva que o apoio, acompanhamento e dedicação da família são primordiais para que haja progresso. Lembrando que cada criança tem um tempo necessário e diferente para aprender, sem forçar.

Os alunos recebem atendimentos individuais e coletivos, sendo este último, focado na área de partilha e convivência, enfatizando a inclusão.

A escola conta com uma sala amplamente adaptada para receber estes alunos, sendo atendida no horário matutino pela Professora Ana Dias Ardaia e no período vespertino pela professora Iara.

Professora Iara e o diretor Jackson Alnoch
Professora Iara e o diretor Jackson Alnoch

A professora Iara enfatizou que é de suma importância à atenção da gestão escolar, parabenizando o diretor Jackson Alnoch por não medir esforços para que os trabalhos ofertados no AEE sejam expressamente positivos e satisfatórios para a comunidade e em especial aos alunos.

“Não podemos deixar de agradecer também o apoio da Rozileia Campos Siqueira, Gerente de Educação Especializada da Semed, que está sempre realizando visitas, contribuindo com este brilhante projeto, além das formações ofertadas a nós professores”, finalizou.

Texto e Fotos: Jesica Labajos

 

 

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas