Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Agricultores terão vantagens na contratação de crédito até junho

- anúncio-

poupanca-rural-para-a-agricultura

Agricultores de Rondônia terão incentivo para investimentos, através do crédito rural, para recuperação de áreas degradadas e aumento da produção agrícola. Em reunião realizada na superintendência do Banco da Amazônia, o vice-presidente da Emater-RO Francisco Mende Sá, o empresário Cesar Cassol e o deputado federal Luis Claudio debateram com o superintendente do Banco Edimar Bernardino  estratégias para facilitar o acesso dos agricultores aos insumos e equipamentos necessários à recuperação do solo e ao aumento da produção agropecuária.

Bernardino informou que o Banco da Amazônia dispõe de 650 milhões de reais para investimento no agronegócio e que deste montante 90 milhões são destinados especificamente ao Pronaf, que possui taxas de juros subsidiadas para o agricultor familiar.

- Advertisement -
- Advertisement -

Segundo foi discutido na reunião é relevante para os agricultores a informação sobre o cenário econômico no Brasil, cuja tendência é de alta dos juros para o próximo plano safra, que inicia em primeiro de julho, e vale para o ano agrícola 2016\2017.

- Advertisement -

Para garantir aos agricultores acesso ao crédito ainda neste plano safra, sem atropelos de ultima hora, como poderia acontecer se a maioria dos agricultores apresentasse propostas de financiamento para compra de máquinas, calcário e outros insumos, somente durante a Rondônia Rural Show, que acontecerá de 25 a 28 de maio em Ji-Paraná.

Neste caso não haveria tempo para análise e contração de todos os projetos até a data limite do plano safra atual, 30 de junho, e muitos agricultores ficariam prejudicados porque provavelmente a partir dessa data, com a vigência do plano safra 2016\2017, os juros bancários poderão ser outros, muito mais caros, acredita o superintendente do Banco da Amazônia .

A solução proposta pelo Governo do Estado através da Emater-RO, para facilitar a vida dos agricultores, foi a realização de rodadas de negócios organizadas pela própria Emater, em sete municípios estrategicamente localizados, para estimular as negociações entre agricultores, fornecedores e agentes financeiros em todas as regiões do Estado. Nestas rodadas de negócios os agricultores  poderão apresentar suas propostas de crédito aos bancos, desta forma tem-se mais tempo para elaboraçao e análise dos projetos, ainda neste plano safra, disse o diretor técnico da Emater-RO, Jose de Arimatéia.

Fonte: Emater

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas