Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Plantio da soja segue complicado em Mato Grosso

- anúncio-

safra_1

Aprosoja/MT ainda não arrisca estimativa de perdas, mas prevê atraso de pelo menos 30 dias na colheita

Os produtores de soja de Mato Grosso começaram este ano de olho no desenvolvimento das lavouras. Em poucas propriedades, a colheita foi iniciada dentro do calendário normal. Mas, na maioria, ainda há preocupação com o tempo e com a necessidade de replantio. “Esta é uma safra totalmente atípica em Mato Grosso. O veranico persistiu mais do que em outros anos”, diz Endrigo Dalcin, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).

- Advertisement -
- Advertisement -

A estiagem afetou principalmente as regiões leste e norte de Mato Grosso, mesmo com a ocorrência de chuvas irregulares em todo Estado no final de dezembro. “As precipitações não foram suficientes. Nos bolsões onde já havia perdas, não há mais recuperação, apenas em locais onde as plantas estavam em estágio vegetativo”, explica Nery Ribas, diretor técnico da Aprosoja.

- Advertisement -

Ribas acredita que haverá perdas nesta safra, mas ainda é cedo para estima-las. “O que observamos é que houve replantio. O agricultor precisa estar atento à sua lavoura e monitorar pragas e doenças”, frisa o diretor.

A safra de milho também será impactada com o atraso na colheita da soja em pelo menos 30 dias. “É cedo também para afirmar que haverá redução na área plantada de milho. Os produtores certamente aguardarão as chuvas se estenderem pelos próximos dias”, finaliza o diretor técnico.

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas