Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Autoescolas de Vilhena correm contra o tempo para adquirir simulador veicular

- anúncio-

simulador

O prazo foi adiado novamente até o dia 31 de março. Sindicato busca alternativas para derrubar resolução do Conselho Nacional de Trânsito

Na última semana o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran) anunciou que estendeu o prazo para que os Centros de Formação de Condutores (CFC) adquiram e passem a usar o simulador veicular, o novo prazo vai até 31 de março de 2016.

- Advertisement -
- Advertisement -

A partir da data estipulada quem for mudar de categoria ou obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B. Agora, além das aulas teóricas e práticas, os alunos terão que ter, no mínimo, 5 horas/aula de simulação, sendo uma com conteúdo noturno. No Estado existem hoje 180 autoescolas.

- Advertisement -

A decisão que partiu do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), através da Resolução nº 543, de 15 de julho de 2015, estabelece que se torna obrigatório o uso de simulador veicular nas autoescolas de todo o Brasil.

A reportagem da Folha de Vilhena entrou em contato com algumas autoescolas da cidade e nenhuma das entrevistadas já adquiriu o equipamento que custa em torno de R$ 30 mil, mas a maioria alegou que pretende adquirir o simulador até o prazo informado pelo Detran.

Um dos entrevistados disse que ainda espera que a resolução que determina o uso do simulador seja derrubada e que o Sindicato das Autoescolas de Rondônia (SINDAR) está buscando alternativas para isso.

O fato é que, se a resolução não for desconsiderada e os CFC não se regularizarem de acordo com a mesma, serão automaticamente bloqueados, o que impossibilitará a emissão das carteiras de habilitação. O Sistema Nacional de Habilitação (Serpro) será responsável pela fiscalização.

Outra medida adota pelo Detran para facilitar a adequação das autoescola foi a autorização do uso compartilhado do equipamento.

Texto: Sabrina Mathias

Foto: Ilustrativa

 

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas