Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Segurança pública tem 34 obras em execução em todo o estado

- anúncio-

unisp 1
Unisp de Rolim de Moura

Nesta semana, a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), divulgou o balanço das ações executadas durante o ano. De acordo com a Gerência de Planejamento, em todo o Estado de Rondônia, estão em execução 34 obras estruturantes, com recurso do próprio Estado e do Pidise, visando melhorar as estruturas físicas já existentes, bem como, a construção de novos equipamentos da segurança pública, proporcionando maior conforto aos servidores e melhoria no atendimento a população.

Em Porto Velho, estão em processo de finalização três de um total de quatro Unidades Integradas de Segurança Pública de grande porte nas zonas Sul, Leste, Norte e Centro. No interior, estão em fase de acabamento dez Unisps nos municípios de Buritis, Cujubim, Machadinho do Oeste, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Rolim de Moura, Nova Brasilândia, Colorado do Oeste e Alvorada do Oeste, bem como três de grande porte em Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena. As unidades farão a integração das Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros.

O gerente de Planejamento da Sesdec, André Roberto, disse que boa parte das obras estão finalizadas, faltando a estruturação com mobiliário, rede lógica e sistema de ar-condicionado. “A previsão é que no primeiro semestre seja inaugurada grande parte destas obras, seguindo no decorrer do exercício de 2016 as demais.

- Advertisement -
- Advertisement -

Outras obras já estão em fase de finalização de projetos no DER e licitação. É o caso da Unisp de Nova Mamoré; Grupamento de Bombeiro de Porto Velho; Construção do Núcleo de Criminalística em Ariquemes, Cacoal e Ji-Paraná; Construção do Instituto de Criminalística em Porto Velho; Construção do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) em Porto Velho; Aquisição de mobiliários para as Unisps e SGBs; Construção da Gerencia de Inteligência – Sesdec (PC,PM e BM) em Porto Velho; Unisp de Jacy-Paraná; Reforma da COE em Porto Velho; Construção do 5º BPM em Porto Velho; Reforma e ampliação do 1º BPM – Porto Velho; Construção de Unisp de Grande Porte – Porto Velho, zona Norte.

- Advertisement -

A Gerência de Convênios (Geconv), desde o início de 2015 possui firmado com o Governo Federal, 11 Convênios em execução que somam mais de R$ 34 milhões.

unisp
Van equipa com raio-x

Dentre eles, Reaparelhamento do Instituto Laboratorial Criminal; Fortalecimento do Departamento de Narcóticos da Polícia Civil; Reestruturação e Fortalecimento da Segurança Pública na Linha de Fronteira; Sistema de comunicação nas fronteiras, com a implantação do sistema de Radiocomunicação Móvel Troncalizado Digital.

Reaparelhamento e fortalecimento das Delegacias de Atendimento às Mulheres; Fortalecimento e estruturação da Perícia Criminal, visando fortalecer a estruturação da Perícia Criminal no Estado de Rondônia, na produção de prova técnica-científica; Reaparelhamento das Delegacias de Homicídios; Reaparelhamento da Estrutura da Cadeia de Custódia.

Reaparelhamento do IDNA, com o intuito de fortalecer as atividades de perícia criminal; sistema de ocorrências policiais, customização de software para prover a modernização das atividades de atendimento, registro de ocorrência georreferenciado e demais procedimentos policiais.

De acordo com o gerente de Convênios, Rafael Brito, já foi implantado o sistema de Videomonitoramento das Regiões de Fronteira nos municípios de Guajará-Mirim, Vilhena, Costa Marques, Pimenteiras do Oeste, Buritis e Nova Mamoré.

Foram entregues às Polícias Militar, Civil e à Gesfron três vans equipadas com raios-x. Os veículos estão sendo utilizados em operações com barreiras em todo o estado e tem somado na apreensão de drogas, e produtos frutos de contrabando e descaminho.

Outra grande conquista foi aprovação pelo Plenário da Assembleia Legislativa do Projeto de Lei Ordinária (PLO 188/2015) que cria a Ouvidoria da Segurança Pública, no âmbito da (Sesdec).

O secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, disse que será disponibilizada a população o número do Disque-Ouvidoria da Segurança Pública. “Estamos avaliando se será possível manter o serviço em funcionamento 24h. As denúncias serão feitas gratuitamente pelo sistema de discagem e com a garantida do anonimato”, argumentou.

 

Fonte: Decom

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas