Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Rins e córneas de jovem vilhenense são doados e ajudarão 4 pessoas que aguardam na lista de espera do SUS

- anúncio-

IMG_0195

Conforme a Coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Edcléia Gonçalves, as córneas serão doadas para pacientes em Porto Velho já os rins seguirão para outro estado brasileiro

Uma equipe composta de quatro profissionais em captação de órgãos chegou na manhã desta sexta-feira, 11 de dezembro a Vilhena logo após a família de Willian da Silva de Jesus, 23 anos, autorizar a doação de órgãos do jovem.

- Advertisement -
- Advertisement -

IMG_0192

- Advertisement -

Willian sofreu um acidente de trânsito no dia 01 de dezembro no cruzamento da Avenida Tancredo Neves com Avenida Brigadeiro e desde aquele dia estava internado na UTI do Hospital Regional de Vilhena em estado grave, quando no início da tarde desta quinta-feira, 10 de dezembro, teve morte cerebral confirmada. Com o falecimento do jovem, a família em comum acordo decidiu doar seus órgãos, um gesto humanitário que não é muito comuns nas famílias brasileiras hoje em dia.

Assim, com a decisão tomada, o HRV que conta uma Comissão Interhospitalar de doação de órgãos e tecidos desde meados de 2014, entrou em contato com a Central Estadual de Transplantes em Porto Velho que prontamente enviou uma equipe composta de Cirurgião, Instrumentador cirúrgico e dois enfermeiros à cidade de Vilhena em uma aeronave do Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia para realizar o procedimento com todos os devidos cuidados.

IMG_0189
Coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Edcléia Gonçalves

Em uma intervenção cirúrgica que durou aproximadamente 3 horas, foram captados rins e córneas, órgãos que ajudarão quatro pessoas no Brasil. De acordo com a Coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Edcléia Gonçalves as córneas doadas ficarão em Porto Velho, já que na capital existe uma lista de prioridade, por outro lado os rins irão para outros estados devido à compatibilidade dos pacientes. “Os órgãos doados seguirão caminhos diferentes e ajudarão quatro vidas”, diz a Coordenadora.

IMG_0204

Esta é a primeira vez que a equipe de profissionais vem a Vilhena para captar órgãos e a equipe espera que mais famílias doem já que o podem ajudar muitas vidas. Em Rondônia, 37 famílias das cidades de Ji-Paraná, Cacoal e agora Vilhena já doaram órgãos de seus entes queridos e a tendência agora é aumentar.

Edcléia ainda ressaltou que as famílias que tem dúvidas sobre o programa de doação de órgãos que entrem em contato com a Central Estadual de Transplantes em Porto Velho através do seguinte telefone (69) 3216- 5747 para buscar mais informações.

IMG_0197
Médico-cirurgião Alber Pessoa

O médico-cirurgião Alber Pessoa durante uma conversa rápida com a imprensa também fez menção aos órgãos que foram doados e o destino de cada um deles, ressaltando que os rins irão para outro estado devido a compatibilidade dos pacientes.

Texto: Sara Labajos

Fotos: Nataly Labajos

 

 

 

 

 

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas