Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sábado, 20 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Comissão pretende punir órgãos que não cumprem prazos de respostas a ofícios

- anúncio-

Comissão de Fiscalização e Controle 09.12.2015

A deputada Rosângela Donadon (PMDB), na reunião da Comissão de Fiscalização e Controle desta quarta-feira (9), solicitou ao presidente Ezequiel Júnior (PSDC), a realização de uma reunião com a participação dos assessores técnicos dos deputados que integram a comissão.

O objetivo, segundo a parlamentar, surgiu da necessidade de se elaborar uma proposição a fim de dar mais eficácia às solicitações de informações que são dirigidas aos órgãos da administração estadual.

- Advertisement -
- Advertisement -

Para Rosângela, os ofícios enviados aos órgãos da administração pública estadual solicitando informações requeridas pelos deputados membros das comissões, deverão ser encaminhados com prazo estabelecido para resposta e rigidez na cobrança por parte da comissão. “É preciso alertar os órgãos públicos quanto às sanções que serão aplicadas no caso dos documentos não serem respondidos dentro do prazo”.

- Advertisement -

Segundo a parlamentar, a falta de compromisso de algumas secretarias estaduais e demais órgãos públicos estaria fragilizando o andamento dos trabalhos desenvolvidos pela comissão que seria a única a ter uma lei própria que estabelece tais procedimentos.

Rosângela Donadon citou que, de acordo com o que rege o Artigo 11, da Lei nº 1121, da Comissão de Fiscalização e Controle, o não cumprimento dos prazos, a omissão na remessa das informações exigidas ou o desempenho insatisfatório, de acordo com o parecer, autoriza a comissão, se julgar conveniente, adotar sérias medidas contras os responsáveis.

Entre elas determinar ao Tribunal de Constas do Estado (TCE) que proceda uma auditoria especial, representar aos órgãos competentes para a aplicação das sanções cabíveis, provocar o Poder Judiciário ou requerer ao Ministério Público a abertura de inquérito e propor decreto legislativo para sustar ato irregular constatado.

A parlamentar lembrou que a comissão já dirigiu ofícios a vários órgãos públicos e que, por não constar prazo específico para cumprimento do que foi solicitado, a comissão não recebe respostas.

Para o deputado Alex Redano (SD), que por diversas vezes cobrou mais agilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), em responder e repassar informações solicitadas, disse que o desrespeito com os trabalhos da comissão pode imputar em crime de responsabilidade e sugeriu que os deputados tomassem as medidas judiciais cabíveis.

O deputado Dr. Neidson (PTdoB), também reclamou da ineficiência e lentidão de alguns órgãos públicos em responder ofícios importantes para a execução dos trabalhos pertinentes às comissões permanentes.

Após ouvir e concordar com os colegas parlamentares, o presidente Ezequiel Júnior, solicitou a presença imediata do Departamento Jurídico da Casa de Leis, na reunião.

Foram consultadas quais as providências a Comissão de Fiscalização e Controle deverá tomar para que os secretários estaduais não desrespeitem o trabalho das comissões, obedecendo e cumprindo prazos e solicitações de informações.

O departamento enviará parecer à comissão, para o entendimento e assinatura dos membros da comissão e posteriormente, todas as medidas cabíveis para o cumprimento da lei que rege a Comissão de Fiscalização e Controle, serão tomadas.

 

Denúncia

Ainda durante reunião desta quarta-feira, recebeu denúncia a respeito do suposto pagamento de salário a uma servidora lotada no Hospital Regional de São Francisco. A servidora em questão, já teria falecido.

De acordo com as informações enviadas a comissão, alguém estaria recebendo os vencimentos da servidora falecida esse ano. Para os deputados, se trata de um ato criminoso e que se preciso, a denúncia será encaminhada a Polícia.

O presidente da comissão, Ezequiel Júnior, junto aos demais deputados, Dr. Neidson, Alex Redano e Rosângela Donadon, aprovaram requerimento solicitando ao diretor e ao Departamento de Recursos Humanos do hospital, cópias da folha de pagamento e frequência da servidora.

Segundo Ezequiel Júnior, serão levantados todos os questionamentos para ficar claro quanto a quem estaria recebendo o salário e quem seria o responsável por abonar a folha de frequência da funcionária já falecida.

 

ALE/RO – DECOM – [Juliana Martins]

Foto: Ana Célia 

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas