Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Você conhece VILHENA? Responda a cruzadinha em comemoração aos 38 anos da cidade clima da Amazônia

- anúncio-

Sem título

E em comemoração aos 38 anos da cidade, o site Folha de Vilhena preparou uma cruzadinha com informações sobre a memória vilhenense. Você a cidade? Então responda as perguntas 

No próximo dia 23 de novembro, segunda-feira, a cidade de Vilhena irá completar 38 anos de emancipação política e administrativa. Hoje, com quase 100 mil habitantes, a cidade é a maior do Cone Sul do estado, sendo considerado como a cidade clima, o Portal da Amazônia.

- Advertisement -
- Advertisement -

memoria

- Advertisement -

Cidade repleta de pioneiros e de habitantes que a amam com todo o coração. No Facebook foi criado um grupo “Memória vilhenense” com o intuito de que as pessoas que já moraram ou que ainda residem na cidade possam postar fotos, recordações e momentos antigos que foram registrados em Vilhena.

“Que cada foto conte um pouco das pessoas, locais, épocas distintas de Vilhena, devendo e querendo todos os participantes opinarem para que certas fotos ou fatos cheguem o mais próximo de verdadeira história da nossa bela cidade. Que este material aqui postado sirva de fonte de pesquisa e debates sobre o nosso município e nossa gente.”

O grupo é de toda população vilhenense, mas também faz parte da Academia Vilhenense de Letras – AVL. Criado em fevereiro de 2014, pelo advogado João Paulo das Virgens, o grupo hoje conta com mais de seis mil membros que relembram e se emocionam com as fotos compartilhadas.

Pelas terras de Vilhena já passaram diversas pessoas ilustres, uma delas foi o ex-presidente americano, Theodore Roosevelt, que juntamente com Marechal Cândido Rondon, em busca de aventura, percorreram boa parte do Rio, que hoje leva seu nome, Roosevelt. Nos tempos de sua colonização também recebeu a alcunha de Eldorado Amazônico. O termo fazia referência à cidade de Eldorado que, segundo a lenda de índios, seria feita de ouro maciço.

O nome “Vilhena” foi denominado por Cândido Rondon em homenagem ao engenheiro maranhense chefe da Organização Telegráfica Pública Álvaro Coutinho de Melo Vilhena. Este, em 1908, foi nomeado pelo Presidente da República Diretor Geral dos Telégrafos.

Professores, alunos, pioneiros e população em geral podem testar seus conhecimentos através das cruzadinhas, criadas por Rumilson Castro. Relembre momentos, personagens, locais, entre outros que marcaram nossa cidade.

Clique nos quadradinhos desejados, leia a pergunta abaixo e responda.

Para responder as CRUZADINHAS clique aqui!

Texto: Jesica Labajos

Fotos: Divulgação

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas