Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

PM’s de Vilhena e de outros municípios recebem treinamento da Força Nacional para Olimpíada de 2016

- anúncio-

pms-de-rondonia-recebem-treinamento-da-forca-nacional-para-olimpiada-2016540x304_63553aicitono_1a4d7ttpil46hnl14k61ss61diga

Mais de 160 policiais militares e bombeiros dos municípios de Guajará-Mirim, Candeias, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena começaram na terça (17), pela manhã, o Curso de Instrução de Nivelamento de Conhecimento para Grandes Eventos, da Força Nacional de Segurança. Denominado INC, o curso teve início às 8 horas da manhã e contou com a presença do subcomandante da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Clairton.

Ao todo, são 320 policiais militares e bombeiros instruídos durante seis dias, a contar os 143 policiais militares e 17 bombeiros de Porto Velho, informa o tenente coronel Alexandre, comandante da COE (Companhia de Operações Especiais). O objetivo da INC é a instrução para capacitação dos policiais militares para trabalhar na segurança dos jogos olímpicos no Rio de Janeiro em 2016. Policiais da capital encerraram o curso nesta segunda (16) ao meio dia.

- Advertisement -
- Advertisement -

FORÇA.3_-_Cópia (1)

- Advertisement -

O curso não garante a convocação de todos. O policial se prepara e fica de prontidão, para eventual convocação. É certo, porém, que parte desses policiais de Rondônia estará na olimpíada. Tenentes, sargentos, cabos e soldados fazem o curso com instrutores de Brasília, Rio de Janeiro, Maranhão, Rio Grande do Sul, Bahia, além de instrutores dos quadros da PM Rondônia.

A Força Nacional de Segurança, formada por 13 mil policiais militares, e bombeiros de grupos de elite dos Estados, foi criada em 2004. Atualmente, está presente em 14 unidades da federação, com efetivos maiores em Alagoas, Mato Grosso do Sul e Piauí. A finalidade é atender a chamados emergenciais e pedidos de reforço urgente na segurança dos Estados.

Porém, é preciso um pedido oficial dos governadores para que a Força Nacional atenda aos Estados. Antes disso, uma espécie de triagem é feita para saber qual o tipo de efetivo necessário para a situação requerida: policiamento ostensivo, bombeiros, perícia ou polícia judiciária.

F._NACIONAL_COMANDANTE.CALIRTON

O subcomandante geral da Polícia Militar, coronel PM Clairton (foto) disse que, para os Estado de Rondônia é uma honra ter policias militares e bombeiros recebendo estas instruções, tendo em vista que, mesmo depois da olimpíada eles trarão para Rondônia o knowhow adquirido durante o tempo em que permanecer no Rio de Janeiro, cidade sede da olimpíada no Rio de Janeiro durante os jogos, associado ao conhecimento recebido durante o curso.

O coronel disse durante pronunciamento, no evento de abertura, que “para essa geração trata-se de oportunidade única, considerando ser a olimpíada de quatro em quatro anos, e, dificilmente teremos outro evento desse no Brasil até pela concorrência com as mais diversas nações do planeta, que também pleiteiam sediar os jogos olímpicos”, disse. O coronel parabenizou aos cursandos e alertou que todos que fizeram o curso precisam estar preparados pois podem ser convocados a qualquer momento.

Segundo o repórter especializado Humberto Trezzi, de Porto Alegre, policiais da Força Nacional são saudados em todas as cidades por onde passam, tamanha a credibilidade. Isso demonstra se tratar de um modelo bem próximo do ideal no que diz respeito a sensação de segurança, aos olhos da sociedade.

FORÇA_NACIONAL.4

Por outro lado, o jornalista Osmar Silva, de Porto Velho, hoje na Ouvidoria Geral do Estado, ressalta que a Polícia Militar de Rondônia está entre as mais bem avaliadas do país. “Nossa Polícia Militar está entre as melhores e mais bem aceita pela população por causa da implantação da filosofia de Polícia Comunitária implantada”, disse o jornalista. “Já há casos em que nossa PM é recebida com aplausos em eventos”. Osmar garante que não esperou jamais que fosse ver cenas bonitas como essas. A relação de respeito mutuo entre policia e população.

 

Fonte: PM-RO

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas