Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

PEC 215: MPF promove em Brasília audiência pública sobre demarcação de terras indígenas

- anúncio-

Evento será realizado no dia 26 de novembro 

mpf

A recente aprovação na Comissão Especial da Câmara dos Deputados da PEC 215 tem preocupado organismos de defesa dos direitos indígenas, povos e o Ministério Público Federal. A possibilidade de transferência da exclusividade da demarcação de terras indígenas para o poder Legislativo e os direitos dos povos indígenas à terra serão discutidas em Audiência Pública que será realizada no dia 26 de novembro, na Procuradoria-Geral da República em Brasília.

- Advertisement -
- Advertisement -

Com o tema PEC 215: demarcação de terras indígenas, a audiência reunirá lideranças indígenas, representantes do poder Legislativo, órgãos governamentais, entidades que atuam em defesa dos direitos dos povos e sociedade civil.

- Advertisement -

A audiência terá início às 14h e é aberta a quem quiser comparecer. Não é necessária inscrição prévia. A audiência também poderá ser acompanhada pela TV MPF.

Posicionamento

O MPF já se manifestou contrário à aprovação da PEC 215 em nota técnica enviada ao Congresso Nacional. O documento esclarece que a transferência da prerrogativa da demarcação de terras do poder Executivo para o Legislativo fere cláusula pétrea da Constituição Federal. Para o MPF, a PEC 215 viola o núcleo essencial de direitos fundamentais, como direito dos índios às terras tradicionalmente ocupadas (art. 231, CF); direito à cultura (arts. 215, 216 e 231, caput, CF); direito adquirido concedido diretamente pelo poder constituinte (art. 5º, XXXVI, CF); e direito ao devido processo legal administrativo (art. 5º, LIV, CF).

Mais informações: 61 – 3105 6050 ou [email protected]

Serviço

Audiência Pública PEC 215 – demarcação de terras indígenas

Data: 26 de novembro de 2015

Local: Auditório JK – Procuradoria-Geral da República –Brasília

Horário: A partir das 14h

Fonte: PGR (http://www.pgr.mpf.mp.br/)

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas