Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Palestra sobre prevenção do câncer de próstata é realizada em Cerejeiras

- anúncio-

palestrante-dotor-Nilton

A prefeitura de Cerejeiras através da secretaria de saúde realizou nesta noite de sexta-feira (20), na Câmara de Vereadores, uma palestra que abordo a importância da prevenção do câncer de próstata. A prevenção e os exames periódicos são providências indispensáveis para manter a saúde do homem em dia.

Essas e outras orientações estiveram em foco na palestra realizada pela Secretaria de Saúde para os funcionários da prefeitura e empresários da cidade, como parte das atividades do Novembro Azul.

- Advertisement -
- Advertisement -

A explanação da palestra conduzida pelo médico urologista Dr. Nilton Migiyama teve como tema principal o câncer de próstata, mas também incluiu o diabetes e a relação entre alimentação adequada e qualidade de vida.

- Advertisement -

Uma doença silenciosa, cujos métodos de prevenção ainda são encarados de forma preconceituosa pelos homens, mas que é o segundo tipo de câncer mais comum entre as pessoas do sexo masculino e resultou em mais de 13 mil mortes no ano de 2013, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O evento, promovido pela Prefeitura de Cerejeiras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, reuniu um público, formado por servidores municipais, principalmente.

A abertura do evento contou com a presença da vice-prefeita Lisete Marth (PV) representando ao prefeito Airton Gomes (PP) que se encontrava em outro evento, da secretária da Saúde, Marli Knoop de Souza, secretária de educação Natalina dos Santos Pereira, secretário de obras Danilo Marth e vereador Valcir Rech (DEM).

DISCURSO DA SECRETÁRIA DA SAÚDE, MARLI KNOOP DE SOUZA
DISCURSO DA SECRETÁRIA DA SAÚDE, MARLI KNOOP DE SOUZA

A secretária da Saúde, Marli Knoop falou que a prevenção do câncer de próstata é fundamental e ressaltou a questão da hereditariedade alertando para a situação de casos deste tipo de doença em familiares, o que amplia as possibilidades das pessoas desenvolverem este tipo de câncer, cujo tratamento assegura melhores resultados, quando é detectada precocemente e por isto a importância de uma postura preventiva por parte dos homens. “O exame ainda é um tabu que precisa ser desmistificado, porque é através dele que a doença pode ser detectada”, disse Marli.

A vice-prefeita Lisete Marth enfatizou que a prevenção do câncer de próstata é um ato de amor do homem dirigido a ele próprio, mas principalmente a sua família, as pessoas que ele ama e que, desejam vê-lo com saúde. “Basta trabalhar o preventivo. Não somente com o câncer de próstata, mas com outras doenças que acometem o nosso corpo”, pontuou Lisete.

Preconceito: Embora as chances de cura sejam maiores quando a doença é diagnosticada no início, o preconceito e a demora em procurar um urologista ainda são obstáculos para a prevenção.

 

Assessoria

 

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas