Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Formandas de Biomedicina produzem artigo voltado às ocorrências do Câncer de Próstata

- anúncio-

Prevenção

DSC_0258

Os dados utilizados no trabalho são do Instituto Nacional do Câncer (INCA), com os dados mais recentes, que são de 2014

- Advertisement -
- Advertisement -

 

- Advertisement -

Com a chegada do fim do ano, vêm as festividades, entre elas acontecem festas de formatura de centenas de acadêmicos e de variados cursos, mas antecedendo a ela, há um grande trabalho realizado para que seja oficializada a conclusão do curso.

Um dos exemplos de grande trabalho e que aborda um tema de grande relevância, é o artigo produzido por duas acadêmicas do curso de Biomedicina da UNESC, Erica Camila Sossai e Joice Fontes dos Santos, juntamente com a supervisão e total apoio dos docentes Gabriel Paciencia e Peterson da Paz.

O artigo aborda o “Panorama da ocorrência de câncer de próstata no Brasil no ano de 2014”, e segundo as formandas o tema foi escolhido pensando na pouca atenção dada a este tipo de câncer, pois mesmo havendo um mês dedicado à prevenção deste câncer, o Novembro Azul, ele é o segundo que mais acomete o homem, em nível de Brasil.

Há diversas campanhas voltadas aos cânceres de mama, do colo de útero, porém, de acordo com as jovens, são poucas as ações voltadas ao câncer de próstata, além disso, ainda há um grande preconceito com o exame do toque usado para diagnóstico, uma grande resistência em fazê-lo, mas ele não é a única forma de diagnosticar a doença. Poucas pessoas conhecem o PSA, um exame de sangue utilizado para diagnóstico, monitorização e controle da evolução do câncer de próstata.

O objetivo do trabalho é traçar um panorama do câncer de próstata no Brasil, partindo daí para a Região Norte e por fim para o estado de Rondônia, tentando partir para os resultados mais específicos possíveis. No início a ideia era fazer um levantamento de números de casos desse câncer também nos municípios de Rondônia, porém devido à falta de notificação, não foi possível.

Após realizarem a pesquisa e traçarem o panorama entre os estados do Norte do país, Rondônia ficou com a 4ª colocação entre os estados que tem mais notificações desse tipo de câncer.

Segundo os envolvidos no trabalho, a maior dificuldade na produção do artigo foi encontrar os dados, pois quase não há dados de regiões específicas, estados e municípios raramente são citados.

Os idealizadores do tema relatam ser de importância à publicação deste trabalho por não haver dados em Rondônia, o que impossibilita a tomada de medidas preventivas do câncer de próstata, as quais são de extrema importância, pois a partir poderão criar campanhas de prevenção, divulgando a importância de prevenir e tratar.  “Se você não possuir dados, não dá pra fazer estratégia de combate e prevenção local”, relata o docente Gabriel.

O trabalho que visa conscientizar a população sobre a importância de prevenir esta séria doença levou de cerca de 6 meses até a conclusão e foi avaliada com uma excelente nota pelos avaliadores dos Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da  UNESC. Por abordar um tema de grande relevância o artigo ganhou um espaço na revista da faculdade UNESC e será publicado em breve.

O desejo das acadêmicas é que através desse trabalho, possam surgir outras pesquisas relacionadas e que surjam mais campanhas de prevenção para que assim diminuam os casos desse tipo de câncer.

Texto e foto: Sabrina Mathias

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas