Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Professores fazem reunião com vereadores em busca de soluções para educação na cidade

- anúncio-

camara

Em resposta Secretário de Educação é convocado para prestar esclarecimentos

 

- Advertisement -
- Advertisement -

Na manhã desta terça-feira, 13, professores da Rede Municipal de Ensino se reuniram com os vereadores para prestar queixas sobre o descaso que a educação do município vem sofrendo.

- Advertisement -

A gota d’agua foi a decisão do Secretário Municipal de Educação de passar por cima da Lei e retirar o professor auxiliar do Pré-I que hoje devido a outra solicitação do secretário passou a atender crianças de 3 anos que deveriam ainda estar na creche e dessa forma necessitam de um professor auxiliar na sala de aula, já que essas crianças ainda não tem autonomia nem mesmo para higienes básicas.

Diversas reclamações foram feitas, mostrando a situação caótica em que se encontra a rede municipal, cuja pasta tem José Carlos Arrigo à frente a cerca de sete anos.

Os problemas enfrentados pelos professores são inúmeros, desde a falta de material pedagógico até mesmo falta de papel higiênico nas escolas. Muitos professores são obrigados a comprar material que deveria ser fornecido pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED, como toner, papel sulfite e diversos outros materiais de uso escolar, mas que devido à falta de planejamento se encontra em falta. Muitos desses materiais na verdade estão em falta desde o início do ano letivo.

Salas de aulas lotadas, sem ventiladores, escolas caindo aos pedaços, prédios alugados como o caso do local onde se encontra a escola Martim Lutero, que passou por diversas “reformas”, mas que continua sendo praticamente insustentável para continuidade de seu uso para ensino.

Todos esses problemas levaram os vereadores a pedir que o Secretário de Educação, juntamente com os presidentes dos conselhos municipais de ensino e de alimentação escolar, compareçam à próxima sessão da Câmara de Vereadores, a fim de prestar esclarecimentos sobre a forma como vem sendo utilizado o dinheiro destinado à educação.

Porém, a desconfiança dos vereadores sobre a capacidade administrativa do chefe da pasta de educação é tão grande, que o Vereador Célio Batista afirmou que o melhor a melhor forma de solucionar tantos problemas e que já vem se repetindo a muito tempo, pois esta não é a primeira vez que essas denuncias foram feitas, seria o pedido de exoneração de José Arrigo, pois o mesmo tem demonstrado não ter capacidade para estar a frente de uma pasta de suma importância.

celio batista 5

Segundo Célio Batista, mesmo quando o município passava por um bom momento financeiro, Arrigo não conseguiu resolver inúmeros problemas que seriam fáceis de serem solucionados, mas, como eram questões que não o “engrandeciam” politicamente foram deixados de lado e agora que a cidade vem passando por uma crise, ele não vê tino administrativo no secretário para que esses problemas sejam resolvidos.

DSCF1710

Já a vereadora professora Valdete leu uma carta enviada pelos professores nas quais demonstram a total insatisfação com a forma como a classe tem sido tratada pela administração da cidade.

Neste documento foram feitas diversas denúncias, como desvio de função, falta de secretários para atendimento nas escolas, falta de supervisores, favorecimentos de funcionários que têm parentes dentro da Semed e que dessa forma conseguem escolher função e escola nas quais querem trabalhar como é o caso de uma professora que não teve seu nome citado, mas que possui dentro da SEMED uma irmã que acaba lhe prestando favores.

Na carta de duas folhas foram feitos diversos pedidos, mas como foi frisado pela vereadora, em momento algum os professores pediram melhorias salarias, mesmo o a salário dos mesmos ser muito inferior a de sua função dentro da formação das crianças da cidade.

Em rumo totalmente contrário e demonstração de uma administração competente e que tem zelo pelo crescimento dos seus alunos, o SESI fez uma demonstração de robótica durante a sessão, tudo feito por alunos do ensino fundamental e médio que nos próximos dias estarão representando Vilhena em um torneio de robótica em Porto Velho.

O presidente da Câmara, Junior Donadon em apoio aos vereadores Célio e Valdete, também questionou a capacidade do chefe da pasta de educação, mas acrescentou que o Prefeito José Rover tem participação nesse caos que se tornou a rede municipal pois mesmo diante de inúmeras denúncias feitas e demonstrações da falta de capacidade do Secretário, o prefeito o mantém no cargo, pois o único que tem o “poder” de retirá-lo é o prefeito, mas que por questões políticas o mantém.

Valdete ainda lembrou que José Arrigo anunciou que seria candidato a concorrer a prefeitura da cidade, mas que só um louco votaria em um homem que não consegue nem mesmo resolver simples problemas dentro da pasta a qual chefia, que não tem interesse em encontrar formas urgentes de colocar em dia assuntos de suma importância para o desenvolvimento escolar.

Desta forma o único meio encontrado é denúncia que será feita ao Ministério Público pedindo que investigue a pasta para que medidas urgentes sejam tomadas.

Texto e foto: Alan Souza

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas