Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Procura pela 2ª dose da vacina contra o HPV está baixa em Vilhena

- anúncio-

vacina_hpv
Segundo município, 35% do público alvo foi vacinado (Foto: Superintendência de Comunicação)

A procura pela 2ª dose da vacina contra o HPV em Vilhena (RO), no Cone Sul do estado, está abaixo da média em comparação com o mesmo período de 2014, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Apenas 35% do público alvo, isto é, meninas de 9 a 11 anos, foi imunizado. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 80%. Segundo o setor de imunização municipal, a principal dificuldade para atingir a meta é a falta de adesão por parte dos pais.

Segundo o coordenador do setor de imunização em Vilhena, Adão Gonçalves, no mesmo período de 2014 cerca de 68% do público alvo já havia sido vacinado. A campanha, que começou em setembro e segue até dezembro, teve a adesão de somente 35% do público alvo, composto por 2.168 meninas de 9 a 11 anos.

“Os pais ainda não se atentaram quanto à importância dessa vacina, que previne contra quatro tipos de vírus causadores do câncer do colo uterino. À medida que esses pais se conscientizarem que é a terceira doença que mais mata no Brasil, eu creio que daí vai faltar vacina para aplicar em todas as meninas”, ressalta Gonçalves.

- Advertisement -
- Advertisement -

Para fazer efeito, a vacina deve ser ministrada três vezes. Em 2015, a primeira etapa ocorreu em março e a 2ª fase está andamento e segue até dezembro. A terceira dose deve ser tomada até 60 meses após a primeira vacina. Mesmo com número de imunizadas inferior ao ano passado, a meta de Vilhena ainda está cima em Rondônia, quando foi vacinado apenas 26% do público alvo.

- Advertisement -

“Os postos de saúde estão abertos durante a semana, das 7h às 18h, e todos os vacinadores estão preparados para prestar informações sobre a vacina, ou ainda os pais podem se encaminhar até coordenação de imunização para tirar as dúvidas a respeito da vacina contra o HPV”, informa Gonçalves.

G1

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas