Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Vereadora desabafa e apresenta requerimentos para explicações na área de educação

- anúncio-

Durante a 19ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Vilhena realizada na manhã desta terça-feira, 11 de agosto, a Vereadora e professora Valdete Saravis apresentou ao plenário da Casa de Leis quatro requerimentos, os quais uma vez esclarecidos na tribuna foram aprovados por unanimidade por todos os vereadores presentes.

DSCF1109

Conforme a Vereadora, não era necessário chegar até esse ponto – solicitação de requerimentos – porém, se fez necessário tomar essas providências já que só assim a população terá um maior respaldo.

- Advertisement -
- Advertisement -

Um dos requerimentos apresentados foi o de nº 016/2015, onde requer ao Prefeito Municipal Jose Luiz Rover, a contratação imediata de professor nível III – Educação Fundamental do 6º ao 9º ano de História para a Escola Tenente Melo, conforme Edital de Processo Simplificado nº001/PMV/2014, Processo Administrativo nº 5397/2014/SEMED.

- Advertisement -

Com relação a este primeiro requerimento, a Vereadora ressaltou que uma professora fez o processo seletivo emergencial no mês de setembro de 2014, já que no edital constava uma vaga para professora de história na Escola Tenente Melo localizado a 70 Km de Vilhena, entretanto, até o momento a professora não foi chamada para assumir o lugar que lhe é de direito. “Se tratava-se de um concurso emergencial e a professora foi aprovada em primeiro lugar, por que até agora a funcionária não foi chamada para assumir a vaga? por que até agora tem outro professor ministrando as aulas na área que não é dele? será que essa vaga não era para quem passou em primeiro lugar?” questiona Valdete.

Valdete ainda muito revoltada com a situação, disse que hoje em dia, a educação no lugar de ir em frente está retroagindo, o qual é muito vergonhoso, ou seja, referindo-se a que as turmas do 6º ao 9º ano estão se unificando fazendo assim um multi-seriado para cortar gastos. Ao destacar ainda mais sobre esse ponto, a Vereadora muito indignada levantou o tom da sua voz e detonou o Secretário Municipal de Educação, José Carlos Arrigo, que segundo nas palavras dela, o mesmo fez o curso de pedagogia, contudo, não pode-se catalogar como professor e muito menos bater a mão no peito para se dizer eu sou professor já que ele nunca entrou em uma sala para ministrar aula para uma turma de 40 alunos. “Estive na sala do Secretário, para reivindicar pela comunidade Tenente Melo, já que as turmas unificadas estudam em uma sala pequena devido a que tem que cortar gastos pela queda do FUNDEB”, diz.

DSCF1115

A Vereadora Maria José da Farmácia, ao solicitar o uso da palavra, perguntou à professora Valdete se o “trabalho multi-seriado” posto em xeque, tem qualidade de ensino, assim, Valdete respondeu rapidamente e garantiu que esse tipo de trabalho não tem nenhuma qualidade, já que os professores se preparam para ensinar aos alunos na sua série específica e não para diversas séries.

Falando um pouco mais sobre esse caso, a Vereadora Maria Jose da Farmácia ressaltou que esse tipo de trabalho multi-seriado é vergonhoso e prejudicial para os alunos do 6º ao 9º ano. Ela ainda lembrou que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB aumenta de acordo com a arrecadação do município e que ele não atrasa os pagamentos para ser alegado da forma que vem acontecendo nos últimos tempos, deixando de lado a área de educação, o qual é o ponto de partida para todas as outras áreas.

DSCF1116

Para falar também sobre o FUNDEB, o Vereador Celio Batista explanou que o Fundo teve uma queda significante já que ele é baseado encima dos impostos municipais, contudo, não está aquela na crise que vem sendo comentando há um bom tempo. Ele, também disse que as parcelas do FUNDEB estão em dia e que nunca atrasam.

Sendo assim, Valdete deixou claro que a queda no FUNDEB não é justificativa para unificar as turmas do 6º ao 9º ano, prejudicando tanto alunos quanto professores.

Para dar fim a esse ponto colocado, a Vereadora ressaltou que existe um desvio claro do recurso do FUNDEB em Vilhena.

Texto e fotos: Sara Labajos

 

 

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas