Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Sistema Fecomércio lança Conselho Empresarial de Turismo dia 27 de agosto

- anúncio-

Motivada pelo grande potencial turístico de Rondônia e em contribuir com a geração de novas oportunidades e com o desenvolvimento do Estado, o Sistema Fecomércio (Sesc-Senac-IFPE) lança no próximo dia 27 de agosto o Conselho Empresarial de Turismo, o CETUR. O anúncio do lançamento foi feito no último dia 28/07, na sede da Fecomércio, em Porto Velho, pelo presidente em exercício da Federação, Gladstone Nogueira.

unnamed (1)

A reunião contou com as presenças dos conselheiros da Fecomércio Canísio Hartmann, Manoel Anastácio das Graças e Silva, Hélio Hirayuki Natori, Osmar Santana Lima, Joaquim Vanderli de Aguiar, Jefferson Silva Franceline e Jair Rover. Também participaram o superintendente Estadual de Turismo, Júlio Olivar, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Daniel Mendes Monteiro Rezende, o presidente do Sindihotel/ FNHRBS, Ananias Frota, a gerente da Coordenadoria de Turismo de Porto Velho, Camila Canova Lagares, a diretora da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), Camila Amora, o superintendente do Sebrae/RO, Samuel Silva de Almeida, o representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) Giovani da Silva Barcelos, a turismóloga do Sesc Mina Gomes e o professor Manoel de Jesus da Silva, representante do Senac.

- Advertisement -
- Advertisement -

unnamed

- Advertisement -

INOVAÇÃO

A gerente Executiva do Sistema Fecomércio, Cileide Macedo, ressaltou durante o encontro que a criação do Conselho tem como objetivo principal apoiar o segmento de turismo do Estado, sendo um canal de diálogo entre a iniciativa privada e o poder público. “Nossa missão já está bem definida e vamos trabalhar no reconhecimento do turismo como atividade geradora de emprego, renda e desenvolvimento local, e garantir políticas que reconheçam a importância do setor para a economia”, observou.

Durante a reunião também foram aprovadas a logomarca e o Regulamento do Conselho e discutidas as indicações dos órgãos representativos para composição do CETUR.

LANÇAMENTO

O Conselho Empresarial de Turismo será lançado oficialmente no dia 27 de agosto durante a realização do I Seminário de Turismo do Sistema Fecomércio (Sesc-Senac-IFPE), que acontecerá no Teatro Um do Sesc, em Porto Velho, e se estenderá até o dia 28 com várias atividades.

PORTO VELHO

Os participantes do encontro aproveitaram a oportunidade para sugerir pautas de discussões e comentar a respeito da iniciativa da Fecomércio.

O presidente da Abrasel, Daniel Monteiro, elogiou a reunião e a criação do CETUR. “Rondônia tem muitas coisas em matéria de atrativos para mostrar, mas que ainda são desconhecidos e que precisam ser mostrados”, destacou, observando que Porto Velho tem muita coisa interessante e que o turismo gastronômico tem crescido muito na Capital.

Ele citou sobre o festival “Brasil Sabor” que a instituição realiza e já está na sua quinta edição, movimentando bares e restaurantes. Informou também outras peculiaridades da cidade como a prática de paraquedismo que atrai praticantes, inclusive, de outros Estados.

O representante da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS) e do Sindicato dos Hotéis de Rondônia (Sindihotel-RO), Ananias Frota, reforçou a importância de se estabelecer um intercâmbio turístico entre os Estados do Norte. Ele ressaltou que o shopping de Porto Velho é um grande atrativo para o pessoal do interior e municípios dos estados vizinhos e que hoje algumas empresas já trazem ônibus com turistas de Ariquemes, Rio Branco (AC), Humaitá (AM) e outras cidades para visitar e fazer compras na Capital.

O secretário de Estado do Turismo, Júlio Olivar, elogiou a iniciativa do Sistema Fecomércio e disse que o Governo do Estado está trabalhando na logística e infraestrutura do turismo, que é, segundo ele, o ponto de partida para incrementar o setor. Em relação a Capital, Olivar citou as obras em curso do Espaço Alternativo, da restauração da igreja de Santo Antônio – considerado sítio arqueológico, a revitalização da rodoviária a ser iniciada brevemente e a construção do centro de convenções. Ele aproveitou para citar ainda outras potencialidades do Estado, como o Vale das Cachoeiras, que embora esteja localizado no município de Teixeirópolis foi agregado ao circuito turístico de Ouro Preto do Oeste.

PROJETO PILOTO

Ouro Preto do Oeste foi o município contemplado para o projeto piloto do CETUR. Segundo Cileide Macedo, a cidade foi escolhida mediante um estudo técnico elaborado pelo Sistema Fecomércio. Ela destacou que o município localizado no eixo da BR-364 e na região Central do Estado, dispõe de infraestrutura para receber turistas, com rede de hospedagem apropriada, portentosos hotéis fazenda como o Coimbra, A Fazendinha e, mais recentemente, o Graúna.

A gerente Executiva citou ainda o Morro Chico Mendes, que é a terceira maior reserva florestal urbana do Brasil, e onde se pratica várias modalidades de esportes radicais, como rapel e voou livre. “Também tem o Vale das Cachoeiras, um local de beleza exuberante onde se pratica trilhas e outras atividades excelentes para a exploração turística”, acrescentou.

 

Assessoria

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas