Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Projeto “O Poder da Palavra” realiza mais uma ação em Colorado

- anúncio-

IMG_3923 Premiados Artigo de Opinião

 

Alunos, pais e professores das escolas coloradenses prestigiaram na noite desta sexta-feira, 21 de agosto, o encerramento do concurso de produção de textos referentes ao projeto “O Poder da Palavra” – edição 2015. A solenidade foi realizada no Centro de Convenções Deputado Federal Eduardo Valverde do IFRO/Campus Colorado do Oeste.

- Advertisement -
- Advertisement -

Com objetivo de fomentar práticas de produção de textos em sala de aula, o projeto foi composto por um concurso de produção de textos e ilustrações entre alunos da Educação Básica, Técnica, Tecnológica e Superior do município de Colorado do Oeste, cujo tema central das produções foi “O lugar onde vivo”. Para isso, os professores das escolas participantes realizaram vários encontros visando compartilhar experiências de incentivo à leitura e produção de texto, modos de trabalhar o tema proposto e também oficinas de desenho para repassar técnicas novas aos alunos.

- Advertisement -

No encerramento, foram revelados e certificados os dez primeiros colocados em cada categoria do concurso de produção de textos, cujos trabalhos foram expostos no saguão do Centro de Convenções. Os melhores textos de cada categoria foram premiados.

Além disso, houve várias apresentações culturais realizadas por alunos e servidores das escolas participantes, como música ao vivo, dança, coreografia em LIBRAS, declamação de poemas e encenação teatral. Do mesmo modo, havia a exposição de varais de poemas e desenhos criados por alunos e servidores do IFRO.

IMG_3568 Premiados Desenho

Avaliação

A coordenadora geral do projeto neste ano, professora Salete Borino, considera que o concurso de produção textual foi um sucesso, visto que praticamente todas as escolas do município foram parceiras nesta ação. O envolvimento dos professores foi bastante satisfatório superando as expectativas e os números da edição anterior. O resultado do trabalho pôde ser conferido na melhoria da qualidade dos textos submetidos ao concurso.

O sucesso do projeto tem gerado novos frutos, posto que outras ações não previstas nasceram esse ano, como o minicurso de produção de textual oferecido pelos seus integrantes a alunos do curso superior de pedagogia e biologia na XVII Semana de Educação da Faculdade de Educação de Colorado do Oeste, assim como a oficina de produção textual oferecida a professores da Escola Paulo Freire de Pimenteiras do Oeste. Além disso, para instrumentalizar os professores do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, os integrantes do projeto ofereceram um curso de desenho/ilustração que contou com a participação de 80 cursistas.

A organização agradeceu a equipe gestora, pedagógica, professores e alunos das escolas participantes, que foram as Escolas Ângelo Angelim, Manuel Bandeira, 16 de Junho, Paulo de Assis Ribeiro, Dom João VI, Planalto, Prof.ª Clair da Silva Weyh, Getúlio Vargas, e Instituto Educacional Dimensão. Também receberam agradecimentos os servidores do IFRO, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, além dos pais e alunos que prestigiaram a solenidade.

Os organizadores do projeto destacam ainda a participação da Escola Paulo Freire de Pimenteiras do Oeste que prestigiou o evento de encerramento e contribuiu com duas apresentações culturais. Lembra ainda que aquela instituição também realizou um concurso de produção textual.

IMG_3619 Apresentacao Danca

O Projeto

Além de propiciar momentos de estudo e trocas de experiências aos professores de Língua Portuguesa, este projeto objetiva promover um concurso de produção de textos entre alunos das escolas públicas e privadas de Educação Básica, Ensino Técnico e Tecnológico e Superior do município de Colorado do Oeste, com vistas a motivar e fomentar práticas discursivas em sala de aula.

As séries dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental participaram no gênero desenho/ilustração, dos 4º e 5º anos no gênero fábula, dos 6º e 7º anos no gênero poesia, dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º anos do Ensino Médio no gênero memórias, dos 2º e 3º anos do Ensino Médio no gênero artigo de opinião, e Ensino Superior no gênero artigo científico.

IMG_3509 Apresentacao Musica

Texto e fotos: Assessoria

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas