Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Produtores de soja de Mato Grosso e Cone Sul de Rondônia participam do 2º Tour Técnico do Campo ao Porto

- anúncio-

Em  2013, a empresa Central Agrícola, distribuidora da Multinacional FMC, realizou em Rondônia a FMC do Campo ao Porto – O Caminho da Soja, de 29 a 31 de agosto, quando mais de 20 carros percorreram mais de 1.200 quilômetros conhecendo os municípios de Vilhena, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Corumbiara, Chupinguaia, São Felipe, Rolim de Moura, Novo Horizonte, Nova Brasilândia, São Miguel do Guaporé, Alvorada do Oeste, Presidente Médici, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Jaru, Theobroma, Cujubim, Machadinho do Oeste, Ariquemes e Porto Velho.

Caravana irá percorrer nove municípios de Rondônia, de 9 a 11 de setembro
Caravana irá percorrer nove municípios de Rondônia, de 9 a 11 de setembro

O grupo formado por 70 produtores rurais de Mato Grosso e do Cone Sul de Rondônia tinha como objetivo conhecer as terras férteis e planas que estão transformando Rondônia em uma nova fronteira agrícola. Durante os três dias os produtores percorreram um trajeto onde existem mais de um milhão de hectares de terras agricultáveis.

Dos produtores e empresários que participaram do primeiro tour, alguns investiram no estado, aumentando e intensificando a produção de grãos nas regiões do Vale do Anari, São Miguel do Guaporé, Porto velho e Candeias do Jamari.  Os investimentos foram diversificados e junto com as lavouras vieram empresários do ramo de secagem e armazenamento construindo silos e secadores.

- Advertisement -
- Advertisement -

Segundo o produtor e empresário, Marcelo Lucas da Silva, o principal objetivo do tour é apresentar o estado para os produtores incentivando a investirem na região. “O que estamos fazendo nessa parceria é promover o desenvolvimento do estado. Pois com a chegada da agricultura, haverá melhor aproveitamento das áreas degradas com a recuperação do solo e aumento de produtividade, gerando empregos e renda para a sociedade”, assegurou Marcelo Lucas.

- Advertisement -

Destacando que o setor agropecuário movimenta toda cadeia produtiva de Rondônia, gerando emprego e renda nas cidades e no campo, o secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, informou que 90% da pauta de exportação do estado está em produtos da agricultura e pecuária. “Se utilizarmos a agricultura como opção de recuperação das áreas degradas do estado estaremos, automaticamente, aumentando nossa produtividade na agricultura e pecuária”, enfatizou.

Rondônia foi o estado brasileiro que teve maior incremento da área plantada de soja no País, com 20,1% a mais que na safra 2013/2014. Os dados foram do Terceiro Levantamento da Safra 2014/2015, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No mesmo período, o rebanho bovino do estado saltou de 12.287 para mais 12.750 cabeças, um aumento de mais de 480 mil cabeças. Para Padovani, se o estado continuar neste ritmo de crescimento, neste o rebanho atingirá os 13 milhões de cabeças e uma área de produção agrícola de mais de 300 mil hectares.

EDIÇÃO 2015

A 2ª edição do Tour Tecnológico do Campo ao Porto acontecerá de 9 a 11 de setembro, com saída do município de Vilhena, às 6h. A caravana ira seguir pelos municípios de Cerejeiras, Parecis, São Miguel do Guaporé, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Cujubim, Alto Paraíso, Ariquemes e Porto Velho. De acordo com Marcelo Lucas, o grupo será formando por 90 produtores do Estado de Mato Grosso e do Cone Sul de Rondônia.

Fonte: Secom

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas