Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Ciclo de palestras sobre eSocial é finalizado com participação de grande público em Vilhena

- anúncio-

A gerente Executiva da Fecomércio Cileide Macedo e o conselheiro Pedro Jucá agradecem a presença dos empresários e contabilistas no seminário

unnamed (1)

A série de palestras promovida pelo Sistema Fecomércio (Sesc-Senac-IFPE) com o objetivo de capacitar empresários e profissionais contabilistas sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, o eSocial, foi concluída na manhã desta sexta-feira (21/08) no município de Vilhena, onde dezenas de participantes lotaram o auditório do Sebrae. O Seminário iniciou em Porto Velho, na quarta-feira (19), e prosseguiu em Ji-Paraná, na quinta-feira (20).

- Advertisement -
- Advertisement -

O evento foi organizado pela Fecomércio, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Rondônia (Sescap), o Sebrae e o Ministério do Trabalho e Emprego.

- Advertisement -

O seminário realizado em Vilhena foi prestigiado pelo empresário Pedro Jucá de Oliveira, presidente do SINVSUL- Sindicatos do Comércio Varejista do Cone Sul de Rondônia, e segundo vice-presidente da Fecomércio. Ele elogiou a iniciativa e disse que é importante tanto os empresários quanto os profissionais estarem informados a respeito das mudanças que estão ocorrendo a nível de Brasil.

Assim como aconteceu em Porto Velho e Ji-Paraná, em Vilhena o seminário teve a participação da gerente Executiva da Fecomércio, Cileide Macedo, discorreu sobre “Contribuição Sindical”, onde demonstrou através de ações executadas pela Fecomércio em prol dos empresários, na importância do pagamento em dia da contribuição que ocorre apenas uma vez por ano.

Durante o seminário, auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ministraram palestras abordando o tema “Inclusão de pessoas com deficiência – PCD, aprendizagem, trabalho infantil e jornada de trabalho no setor produtivo do comércio”.

EMPRESAS SERÃO OBRIGADAS A USAR SISTEMA

Para falar a respeito do eSocial foi convidado para o ciclo de palestras o especialista Hélio Cezar Donim Júnior, contador do Rio de Janeiro e membro do Grupo de Trabalho Confederativo do eSocial no MTE. Ele informou que a Fecomércio Rondônia é a primeira entre as Federações do Brasil a promover a capacitação dos contabilistas sobre o tema. Segundo ele, a iniciativa é importante porque já foi definido que a partir de setembro de 2016, as empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões passarão a utilizar obrigatoriamente o eSocial, e a partir de janeiro de 2017 os demais empregadores, inclusive microempresas e empresas de pequeno porte.

Hélio Donim explicou que o eSocial ou EFD-Social consiste na escrituração digital da folha de pagamento e das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas a todo e qualquer vínculo trabalhista contratado no Brasil. Conforme ele, as dúvidas geradas se dão pela complexidade na manipulação dos dados, uma vez que a base foi toda desenvolvida pelo Governo federal para compartilhar informações entre a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Caixa Econômica Federal (CEF), o Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), e, inclusive, a Justiça do Trabalho.

Assessoria

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas