Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Terça-feira, 16 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Chuva de meteoros Perseidas iluminará o céu noite de quarta-feira, 12

- anúncio-

meteoro

Norte e o Nordeste do Brasil terão vantagem na observação, pela trajetória do cometa Swift-Tuttle

Quem gosta de observar fenômenos espaciais no céu não pode perder a chuva de meteoros Perseidas, que vai atingir seu ápice riscando a atmosfera esta semana.
A dica é da própria Nasa. Segundo a agência espacial americana, as Perseidas, que são detritos do cometa Swift-Tuttle, apresentam meteoros rápidos e brilhantes que frequentemente deixam rastros – e, este ano, não haverá luar para distrair do fenômeno.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ao entrarem na órbita terrestre, os meteoros vão pegar fogo pelo atrito com a atmosfera. Em boas condições de observação, ou seja, onde o céu não estiver encoberto e em algum local distante de luzes artificiais urbanas, será possível ver até 100 estrelas cadentes por hora.

- Advertisement -

O Norte e o Nordeste do Brasil terão vantagem na observação, pela trajetória do cometa.

GELO E POEIRA

As Perseidas têm sido observadas por pelo menos 2 mil anos e estão associadas com o cometa Swift-Tuttle, que gira em torno do sol uma vez a cada 133 anos. Em todo mês de agosto, a Terra passa por uma nuvem de detritos do cometa.

Este campo de destroços é composto por pedaços de gelo e poeira – a maioria de mais de mil anos – e se queima na atmosfera da Terra.

As Perseidas podem ser vistas por todo o céu, mas as melhores oportunidades de visualização serão no hemisfério norte.

Nesta quarta-feira, o Centro Marshall Space Flight da Nasa, em Huntsville, no Alabama, vai sediar uma transmissão ao vivo Ustream a partir das 23h (horário de Brasília) sobre a chuva de meteoros Perseidas. O evento vai destacar a ciência por trás das do fenômeno, bem como a pesquisa da agência relacionada a meteoros e cometas.

Para a maioria das pessoas, a visualização a olho nu é a melhor opção. Observadores de meteoros aconselham buscar um local escuro, longe de luzes artificiais, e uma vista desobstruída do céu.

Aconselha-se ainda o uso de cadeiras reclináveis e cobertores para observar o céu em conforto.

Fonte: O Globo / BBC Brasil

 

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas