Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Chegou à Vilhena a edição do Livro “Corumbiara: um caso enterrado”

- anúncio-

20150801065933

Chegou na manhã deste sábado, 01 de agosto, a primeira edição do livro que conta detalhes sobre o massacre ocorrido na cidade de Corumbiara no ano de 1995. O livro foi escrito pelo jornalista João Peres, e estará disponível a venda nesta segunda-feira, 03 de agosto, na Livraria Café & Letras, em Vilhena.

220715_corumbiara1

- Advertisement -
- Advertisement -

Neste mesmo 1º de agosto, há vinte anos, o juiz titular da Vara de Colorado do Oeste, Glodner Paulleto, recebia forte pressão. Já havia uma ordem de reintegração da fazenda Santa Elina, perto dali, no sul de Rondônia, mas a Polícia Militar relutava em cumpri-la. Cobrado, Pauletto expediu um documento que mudou tudo.

- Advertisement -

Oito dias depois, doze pessoas morreram na Santa Elina, no caso que passou para a história como ‘massacre de Corumbiara’.

Porteira da Fazenda Santa Elina, na atualidade. (Foto: Gerardo Lazzari)
Porteira da Fazenda Santa Elina, na atualidade. (Foto: Gerardo Lazzari)

“Os sem-terra chegaram a pensar que 1º de agosto havia sido uma data promissora. A primeira chance de negociar com um emissário direto do governador não podia ser desperdiçada.”

Nesta data, os ocupantes da Fazenda Santa Elina sentaram-se para a primeira e única rodada de negociação com representantes dos governos federal e estadual. Ficaram esperançosos com a proposta de obter uma área provisória até que as mais de seiscentas famílias acampadas fossem assentadas em definitivo.

Só não sabiam que naquele mesmo dia o juiz responsável pelo caso e o governador recebiam fortes pressões. Quer saber quem os pressionou?

Quer saber o que levou à nova determinação judicial? Leia Corumbiara, caso enterrado.

Redação

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas