Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Programa Café Sustentável será lançado em Rondônia

- anúncio-

Um dos fatores do aumento da produtividade é a adoção de novas tecnologias, principalmente com utilização de mudas de origem clonal.
Um dos fatores do aumento da produtividade é a adoção de novas tecnologias, principalmente com utilização de mudas de origem clonal.
O Programa Café Sustentável é uma iniciativa mundial com o objetivo de aumentar o uso de práticas sustentáveis na produção e melhorar o nível de vida dos cafeicultores. Em Rondônia essa ação está sendo coordenada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e, para apresentar as ações a serem desencadeadas, o coordenador do Programa, Pedro Ronca, da P&A Marketing explanará sobre o tema, nesta terça-feira (21), no auditório da Emater.
O programa visa aumentar o uso de práticas sustentáveis na produção e melhorar o nível de vida dos cafeicultores.
O programa visa aumentar o uso de práticas sustentáveis na produção e melhorar o nível de vida dos cafeicultores.
Vários países já fomentaram o Programa Café Sustentável através da Parceria Público-Privada (PPP), que contam com as principais indústrias ligadas à compra e certificação de café. No Brasil, essa iniciativa chegou em 2012, coordenada pela empresa P&A Marketing. Para execução das ações, reuniu-se as instituições de serviços de extensão rural dos principais estados produtores de café brasileiro, para dar início a um grupo de trabalho. Entre elas estão: Emater-MG, Incaper (ES), Cati (SP), Emater-PR e Emater-RO.
Desse grupo de trabalho surgiu um documento norteador das ações com vistas à melhoria da sustentabilidade da cafeicultura tendo por base o tripé social, ambiental e econômico. Chamado de Currículo da Sustentabilidade do Café (CSC), o documento trata dos temas centrais e fundamentais para a atuação em sustentabilidade, tanto do produtor como do técnico/extensionista, tornando-se uma referência comum para aplicação nas propriedades do café.
Durante o lançamento do Programa Café Sustentável, no dia 21 de julho, será também celebrado um Termo de Cooperação Técnica entre a Emater-RO e o programa. Esse termo de cooperação visa fornecer o material didático e capacitação técnica aos extensionistas que serão multiplicadores da ação. “Já temos as datas das capacitações marcadas para serem realizadas nos dia 1 e 2 de setembro, próximo”, diz Janderson Dalazen, gerente técnico da Emater-RO.
Ele explica ainda que o café de Rondônia encontra-se, hoje em um excelente cenário e salienta que, a produção de café pulo de 1,4 milhões de sacas/ano em 2014, para 1,8 milhões de sacas/ano em 2015, dados esses levantados pela Emater-RO e confirmados através de publicação pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “Esse aumento se deve às boas condições climáticas favoráveis que o estado vem apresentando e à adoção de novas tecnologias, principalmente com utilização de mudas de origem clonal, adubação e irrigação”.
Ainda segundo o gerente da Emater-RO, o produtor que atingir um bom cumprimento do conteúdo do CSC será mais sustentável e aquele que produzir efetivamente, de maneira mais sustentável obtém maior lucro no curto, médio e longo prazo. Outro benefício é que o produtor que adotar essas recomendações estarão seguindo os critérios exigidos pelos certificadores internacionais e abrirá suas portas para novos mercados consumidores.
O lançamento será realizado às 15 horas, no auditório da Emater/Central, em Porto Velho e deverá contar com a presenças de autoridades governamentais e instituiçoes ligadas ao setor produtivo.
Wania Ressutti/ EMATER-RO
- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas