Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Prazo para inscrição na lista de espera do Prouni termina nesta segunda

- anúncio-

resultadoprouni

Estudantes que não foram convocados na pré-seleção podem participar.
Instituições de ensino divulgarão resultado para cursos ofertados no dia 23.

Termina nesta segunda-feira (20) o prazo para que os candidatos não aprovados em primeira e segunda chamadas da edição de meio de ano do Programa Universidade para Todos (Prouni) manifestarem interesse em participar da lista de espera. As instituições de ensino selecionarão estudantes deste grupo para distribuir as bolsas não-preenchidas nas duas primeiras chamadas divulgadas.

- Advertisement -
- Advertisement -

Quem quiser se inscrever deve acessar o site do Prouni e confirmar que pretende participar da lista. O critério de seleção terá como base a nota do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. No dia 23 de julho, as instituições de ensino divulgarão o resultado para cada curso ofertado. Aqueles estudantes que estiverem na lista de espera precisarão entregar toda a documentação exigida ao local onde foram aprovados, entre os dias 24 e 27 de julho.

- Advertisement -

O candidato convocado deve se dirigir à  instituição para a qual foi pré-selecionado e levar os documentos necessários para fazer a matrícula. Se perder o prazo ou não comprovar as informações, será eliminado.

O Prouni vai oferecer 116.004 bolsas em instituições privadas de ensino superior para alunos com renda familiar bruta de até 3 salários-mínimos. Serão 68.971 bolsas integrais e 47.033 parciais de 50%.

CURSOS MAIS PROCURADOS NO PROUNI
A atual edição do Prouni teve 689.837 inscritos.
Veja abaixo a lista dos cursos mais procurados:

– administração 134.659 inscrições
– direto 128.012
– engenharia civil 66.976
– pedagogia – 62.146
– enfermagem 58.002
– ciências contábeis 56.959
– educação física 55.117
– psicologia 54.840
– medicina 47.072
– fisioterapia 43.113

REGRAS DA LISTA DE ESPERA DO PROUNI
Pode tentar a lista de espera para o curso correspondente à sua PRIMEIRA OPÇÃO:
– o candidato que não foi pré-selecionado nas chamadas regulares;
– o candidato que foi pré-selecionado em sua segunda opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Pode tentar a lista de espera para o curso correspondente à sua SEGUNDA OPÇÃO:
– o candidato que não foi pré-selecionado nas chamadas regulares em que não tenha ocorrido a formação de turma na primeira opção de curso;
– o candidato não pré-selecionado nas chamadas regulares em que não existam bolsas disponíveis na sua primeira opção de curso;
– o candidato pré-selecionado em sua primeira opção de curso, reprovado por não formação de turma.

CRONOGRAMA DO PROUNI
O processo seletivo do Prouni será constituído de duas chamadas sucessivas.
Os resultados dos pré-selecionados estarão disponíveis na página do Prouni na internet, no dia 22 de junho na primeira chamada e no dia 6 de julho na segunda chamada.

No primeiro semestre de 2015, o sistema do Prouni ultrapassou a marca de 1,4 milhão de candidatos a poucas horas do fim das inscrições. No período, foram ofertadas 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. Houve bolsas em 30.549 cursos e em 1.117 instituições de ensino superior privadas.

São Paulo é o estado com o maior número de bolsas ofertadas. Ao todo, 18.470 bolsas integrais e 12,049, parciais.Com 165 bolsas, Roraima é o estado com menos vagas. São 158 integrais e 7 parciais.

A bolsa do Prouni só poderá ser concedida caso haja formação de turma no período letivo inicial do curso, o que ocorrerá somente se houver o número mínimo necessário de alunos matriculados. Os candidatos pré-selecionados para cursos nos quais não houver formação de turma serão reprovados, terão direito à bolsa apenas se já estiverem matriculados no respectivo curso.

Sisu, Prouni e Fies: qual diferença?
Tanto o sistema quanto o programa ou o fundo são gerenciados pelo MEC. O Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada. Através dele, instituições públicas – sem cobrança de mensalidade – selecionam alunos tendo como critério a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O Enem também é usado no Prouni (Programa Universidade para Todos). O Prouni considera as notas do Enem para conceder bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas – onde há cobrança de mensalidade. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e de baixa renda.

Já o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que também é gerenciado pelo MEC, concede empréstimos a juros baixos para que estudantes paguem mensalidades em universidades privadas selecionadas pelo MEC.

Fonte: G1/RO

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas