Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Natan Donadon entrará para o semi-aberto na próxima segunda-feira, 20

- anúncio-

natan

A notícia foi divulgada na última quarta-feira, 15 de julho, pelos advogados do ex- parlamentar

Natan Donadon, ex-deputado federal de Rondônia, estava preso há mais de dois anos em regime fechado na Penitenciária da Papuda. Os advogados conseguiram através de uma petição, que ele passe a cumprir sua pena de 13 anos e 3 meses em regime semiaberto.

- Advertisement -
- Advertisement -

Condenado em 2010 pelos crimes de peculato e formação de quadrilha, Natan já cumpriu, conforme extrato de execução de penal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF), 1 ano e 10 meses de cadeia.

- Advertisement -

Com bom comportamento e por ter participado de diversas atividades na prisão, o ex-deputado federal já reduziu sua pena em 73 dias, atingindo o período mínimo de um sexto da pena para que ele possa progredir de regime, conforme informações do TJDF.

A possibilidade de sair da prisão, ao menos pela manhã e pela tarde, animou o ex-parlamentar. Segundo informações obtidas pelo Congresso em Foco junto a pessoas próximas ao ex-congressista, ele já “se acostumou” ao cárcere. Logo quando chegou à Papuda, Donadon foi alocado com outros presos que cumpriam o regime fechado. Entre os presos que dividiram cela com o ex-deputado, estavam até condenados por crimes como homicídio.

Nos últimos tempos ele já estaria na ala especial destinada a políticos presos. Foi nessa ala que ficou o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu e também com o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato.

Durante o período em que permaneceu preso, Donadon teve vários problemas de saúde, sofreu com uma gastrite e até contraiu uma doença de pele, em consequência das condições insalubres das celas da Papuda, de acordo com informações obtidas com pessoas próximas ao ex-deputado.

As pessoas ligadas a Donadon também reclamam que ele foi uma espécie de “boi de piranha” em meio das manifestações populares de 2013, que cobraram, entre outras coisas, a intensificação das medidas de combate à corrupção. “Donadon foi ‘Cristo’ desta história em comparação com outros políticos que tinham acusações maiores e ficaram bem menos tempo na prisão”, analisou um amigo de Donadon ouvido por Congresso em Foco.

Em 2010, Donadon foi condenado por desviar, entre 1995 e 1998, mais de R$ 8 milhões da Assembleia Legislativa do Rondônia. Nesse período, ocupava o cargo de assessor financeiro. Ele renunciou ao mandato em 2010, para tentar escapar do julgamento no STF, mas os ministros entenderam que a renúncia foi uma manobra do ex-deputado. Em 2013, ele teve seu mandato cassado pela Câmara somente após cumprir o início da pena.

Tudo indica que na próxima segunda-feira, 20, ele entrará para o semiaberto na Capital Federal. O advogado do ex- parlamentar informou que irá ser solicitada a transferência de Natan para o Estado de Rondônia, onde reside sua família.

Texto: Redação

Informações: Congresso em Foco

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas