Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Municípios do Cone Sul serão interligados à internet com tecnologia 3G

- anúncio-

tecnologia
Foto: Wilmer G. Borges

Pelo menos 33 cidades do Estado e suas respectivas áreas rurais terão a partir do próximo dia 2, o serviço de telefonia móvel e de transmissão de dados com tecnologia 3G. Isto pretende revolucionar a capacidade do sistema atual, aumentando a velocidade e a abrangência das estruturas de comunicação por voz, imagem e dados em Rondônia.

Responsável pela implantação do Projeto Rural em toda Região Norte do País, a Operadora Claro concluiu a instalação de 46 torres de transmissão no Interior rondoniense, permitindo desde já os serviços 3G em 33 cidades e em até 30 quilômetros além do seu perímetro urbano (zona rural), ficando descoberto, por enquanto, apenas 20 cidades que, embora tendo o sistema implantado, dependem de serem ligadas à rede de energia elétrica pela Eletrobrás.

De acordo com Celso de Oliveira Roma, gerente regional da Operadora, houve um esforço muito grande da empresa para honrar seu compromisso com o Plano de Atendimento Rural da Anatel em Rondônia, previsto no edital 004/2012, de cobrir com a mesma tecnologia até 30 quilômetros das sedes municipais. A Claro, segundo ele, segue o cronograma em 2015, devendo finalizar até novembro a expansão nas 52 cidades (sedes dos municípios) e suas respectivas áreas rurais, conforme previsão do projeto (edital).

- Advertisement -
- Advertisement -

O gerente explicou que na quarta-feira (10), foram ligadas as últimas torres na região sul do Estado, estabelecendo a conectividade com tecnologia 3G para as cidades de Chupinguaia, Corumbiara, Cerejeiras e Pimenteiras. Também já estão interligados nesta rede, usufruindo de todos os recursos da comunicação moderna e veloz, os distritos de Colina Verde, Tarilândia, Nova Estrela, Riozinho, Rondominas, entre outros.

- Advertisement -

Para chegar a este ponto, segundo Celso Roma, a operadora realizou um grande trabalho, incluindo a implantação de torres em regiões inóspitas e até de preservação, que exigiu muito esforço e zelo para evitar qualquer dano a esses patrimônios. O dado mais importante, contudo, é a meta do Governo Estadual que, segundo suas palavras, a população de Rondônia, incluindo da zona rural, está sendo atendida com um serviço de telefonia móvel e de transmissão de dados com alta tecnologia, que deu velocidade e segurança ao sistema, que se traduz em conforto para os usuários.

Aliás, a necessidade de melhoria e ampliação do sistema foi objeto de reunião do governador Confúcio Moura em Brasília com o ministro da Defesa, Jaques Wagner, e o presidente da Telebrás, Jorge Bittar. Ao justificar seu pedido para acelerar a implantação do sistema, o governador enfatizou as crescentes demandas por telefonia e dados do Estado que não estão sendo supridos, e explicou o objetivo de levar conexão de internet à totalidade de Rondônia: “Quero levar os modernos meios de comunicação a áreas isoladas da Amazônia, e também levar educação, oferecer aulas virtuais a comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas”, disse.

Completando a implantação do sistema nos 20 municípios restantes, que dependem apenas de serem ligados à rede de energia elétrica, Rondônia terá uma cobertura de telefonia e de dados em 94% de seus municípios, o que para o governador Confúcio Moura é um avanço considerável, que vai permitir ao Poder Público (estado e municípios) a execução de seus projetos, principalmente da área de educação, entre outros.

Fonte: Decom

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas