Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Há 32 anos na cidade, escola Zilda da Frota Uchôa já desenvolveu inúmeros projetos educacionais

- anúncio-

DSC_0266

Entre os projetos, destacam-se “Água e Escola”, “Revitalização do Rio Pires de Sá”, “Águas da Memória”, “Cultura na Escola” e “Família na Escola”

 

- Advertisement -
- Advertisement -

A escola Zilda da Frota Uchôa, uma das escolas estaduais mais antigas de Vilhena, responsável pela formação de milhares de alunos no ensino fundamental e médio, esteve comemorando 32 anos de história.

- Advertisement -

Fundada em 13 de maio de 1983, a escola foi reconhecida legalmente pelo Estado em 23 de maio do mesmo ano, tornando-se decreto e desde então vem atendendo centenas de alunos anualmente, ensinando-os o tradicional conteúdo, do português à matemática, como também valores importantes para o convívio com a sociedade.

Em conversa com o atual diretor da escola, Antônio Nogueira, professor desde 1988, conta que está na escola desde o ano de 2008 e durante esse período atuou como professor, vice-diretor e agora diretor, ele também falou sobre os diversos projetos que a escola realiza juntamente com os alunos.

DSC_0244
Diretor da escola, Antônio Nogueira.

Durante todos os anos de fundação, diversos projetos foram idealizados e desenvolvidos na escola com a participação dos alunos, há vários projetos, entre eles, em prol do meio ambiente, cultura, além dos que visam aproximar a família do convívio escolar.

Projetos como “Água e Escola”, “Revitalização do Rio Pires de Sá”, “Águas da Memória”, “Cultura na Escola” e “Família na Escola” tem reunido os alunos em ações em prol do meio ambiente, assim como tem inserindo as famílias no meio escolar com a realização de diversos festivais musicais e exposições. Está sendo implantada a fanfarra na escola e um grupo de flautistas.

Atualmente, segundo Antônio, a escola atende 1.219 alunos de 6º ao 3º ano, sendo a maior escola do Cone Sul, com 23 salas, 2 quadras esportivas, sendo uma coberta e com arquibancada e uma descoberta, laboratório de informática, auditório com capacidade para 90 alunos, conta também com área verde, com árvores nativas do cerrado, pau brasil, seringueira, entre outras.

A escola que é totalmente equipada, conta com televisores, 30 violões, caixas de som, microfones, computadores, data shows. E em breve será inaugurado o novo laboratório de Biologia, que já está em construção.

Segundo o diretor, a grande dificuldade do professor é conseguir passar o conteúdo em sala de aula, prender a atenção do aluno, por essa razão o corpo docente tem se adaptado a nova geração, utilizando das novas tecnologias para aplicar as matérias, tornando as aulas mais apaixonantes.

Ainda este ano o projeto de educação integral do Governo Federal “Mais Educação” será implantando na escola e oferecerá aos alunos do ensino fundamental, além das aulas regulares, projetos de extensão, como aulas de pintura, de xadrez, música, entre outros, no contra turno. De acordo com o diretor da escola o recurso destinado para instalação do projeto já está na conta e em breve o projeto será implantado.

Com 32 anos de funcionamento, a escola ainda não possui um refeitório, apesar das inúmeras cobranças feitas constantemente ao Governo do Estado, acredita-se que em breve será construído um, já que o “Mais Educação” exige que os alunos passem o dia inteiro na escola, realizando suas refeições ali mesmo, para isso será necessário a construção de um ambiente onde possam se alimentar confortavelmente.

Além de todos os recursos e projetos realizados na escola, ela oferece ainda aos alunos o “Salto” (Fluxo), um projeto de Roberto Marinho que conta com professores com preparação exclusiva para lecionar nele. Este projeto dá aos alunos de 14 anos acima que cursam o 7º ano a oportunidade de matricularem-se nesse projeto e cursarem o ensino médio no mesmo ano. “É uma oportunidade para os alunos que estão atrasados”, diz o diretor.

De acordo com Antônio está é a 1ª comemoração de aniversário da escola, onde foi realizada no sábado, 23, uma grande festa em homenagem aos 32 anos da escola e na oportunidade a comemoração ao dia das mães.

O evento contou com a participação de alunos e seus familiares, assim como, todo o corpo docente da escola e autoridades do Estado, como o Secretário Regional de Governo, Ronaldo Alevatto, o Secretário Municipal de Educação, José Arrigo, e o deputado Luizinho Goebel, um dos alunos pioneiros da escola. Goebel foi o quinto aluno a ser matriculado na escola onde também presidiu o grêmio estudantil.

Os presentes na festa contaram com apresentações musicais realizadas pelos próprios alunos, desfile dos alunos destaque, além do sorteio de diversos prêmios para as mães e a entrega de presentes.

Fonte: Sabrina Mathias

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas