Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Confúcio Moura destaca trabalho de igrejas e instituições que atuam no atendimento a dependentes químicos

- anúncio-

A semana de enfrentamento ao uso de álcool e outras drogas foi aberta oficialmente na noite de segunda-feira (22) no auditório da Unopar, em Porto Velho. O evento conta com a participação de palestrantes renomados. A primeira palestra foi ministrada pelo médico especialista em psiquiatria infantil e da adolescência escritor Gustavo Teixeira, autor do Manual Antidrogas. Ele afirmou que o Brasil tem mais de cinco milhões de jovens, a partir dos 16 anos, com transtornos por uso de substância química.

Governador-Confucio-Moura-na-Solenidade-de-abertura-Álcool-e-Drogas-fotos-de-Ésio-Mendes-7

Durante a abertura da semana de enfrentamento às drogas, várias autoridades fizeram uso da palavra. O secretário de Prevenção Social à Violência do Estado de Alagoas, Jardel Aderico, defende políticas mais flexíveis para tratar o dependente químico. O representante do Ministério Público Estadual, Amadeu Sikorski Filho, defende a importância da punição como forma de combater o tráfico de drogas e, consequentemente, o aumento do consumo. Ele chegou a citar a polêmica frase, que está na boca da sociedade e das instituições de repressão, a polícia prende e a Justiça solta.

- Advertisement -
- Advertisement -

O governador Confúcio Moura começou dizendo que, se fosse fácil combater ou enfrentar as drogas não estaríamos aqui; e afirmou que quem sempre cuidou e continua cuidando dos dependentes químicos são as igrejas e outras poucas entidades que fazem o acolhimento dessas pessoas.  Não estamos aqui para substituir essas instituições que fazem um trabalho maravilhoso de recuperação dessas pessoas, mas para auxiliar, para ajudar nesse trabalho, completou o governador.

- Advertisement -

O superintendente estadual da Promoção da Paz, Thiago Leite Flores, destacou a importância do trabalho transversal que o governo do Estado tem feito no combate às drogas. E agradeceu ao governador Confúcio Moura que em sua administração prioriza as pessoas e, nesse contexto, está a prevenção, sem esquecer o tratamento para os dependentes químicos. Thiago Flores também agradeceu aos secretários da Saúde, Williames Pimentel; e da Educação, Fátima Gavioli, pela parceria na realização dos trabalhos.

PROGRAMAÇÃO/PALESTRAS

Mesa 1 Drogas: Contexto Político e Social

Mediador: Superintendente Sepaz/RO Thiago Flores

Terça-feira 23/06 local: Auditório Unopar

8h as 9h

Palestra Dr. Ronaldo Laranjeira

Médico psiquiatra, coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Estado de São Paulo.

9h às 10h

Palestra Cloves Benevides

Presidente Nacional do Fórum de Gestores da Política sobre Drogas

10h às 11h

Palestra Dênis Petuco

Cientista social; pesquisador Fiocruz, mestre em educação, doutor em ciências sociais na UFJF; é redutor de danos e consultor autônomo sobre drogas, educação e saúde.

11h às 12

Questionamentos

Mesa 2 Prevenção na Escola e Comunidade

Mediador: Enfª mestre em Educação Cetas/RO Angelita Mendes

14h às 15h

Palestra Sâmia Abreu

Psicóloga da Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e outras drogas do Ministério da Saúde.

15h às 16h

Palestra Roberlayne Roballo

Secretaria Municipal de Educação de Curitiba/PR.

16h às 17h

Palestra Márcio Batista

Vice-prefeito e secretário municipal de Educação de Rio Branco/AC.

17h as 17h30

Questionamentos

17h30 às 18h

Intervalo

18h às 19h

Vivência Dr Adalberto Barreto

PhD; professor da UFC, doutor em psiquiatria pela Universidade René Descartes Paris; Coordenadora dos projetos de terapia comunitária.

Quarta-feira 24/06 local: Auditório Unopar

Mesa 3 Rede de Atenção à Dependência Química

Mediadora: médica do CAPS AD e pós-graduação latu senso em psiquiatria e dependência química Drª, Brysa Soares Vergotti.

08 as 09h

Palestra Dr. Thiago Fidalgo

PhD; psiquiatra do departamento de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador do setor de adultos do programa de orientação da escola Paulista de Medicina Universidade Federal de São Paulo Unifesp.

09h as 09h30

Questionamentos

09h30 às 11h

Rede de Prevenção e Assistência Local

11h30 às 12h

Questionamentos

Encerramento.

25 e 26/06 Quinta e sexta-feira

Mobilização Social

Abordagens públicas (blitz educativa, pit stop), entrevistas nas emissoras de TV e rádio.

27/06 Sábado

Encerramento Praça Aluízio Ferreira

Diversas atividades recreativas.

 

DECOM

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas