Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Profissionais da saúde de Vilhena recebem capacitação sobre hanseníase

- anúncio-

20150505_095107

Uma das metas da Prefeitura é investir em capacitação dos profissionais

De 5 a 7 de maio profissionais da saúde de Vilhena e do todo Cone Sul estão participando da capacitação sobre hanseníase no Auditório da Asmuv. A capacitação sobre hanseníase acontece em parceira com a Sesau e Secretaria Municipal de Saúde. 10 equipes de Estratégia em Saúde da Família serão capacitadas sobre hanseníase em Vil hena.

- Advertisement -
- Advertisement -

Segundo a coordenadora Estadual do Controle de Hanseníase, Marlene Salette, o nosso objetivo futuro com essa capacitação das equipes de ESF é que todos os profissionais estejam atentos aos sinais e sintomas da hanseníase e cada paciente seja atendimento, diagnosticado e acompanhado mais próximo da sua residência.

- Advertisement -

A coordenadora estadual explicou que os profissionais da saúde receberão instruções teóricas e praticas durante os três dias de treinamento.

O secretário de Saúde, Vivaldo Carneiro, destacou que um dos objetivos por meio dessa capacitação, é preparar os profissionais da saúde a estarem atentos aos possíveis casos, para que sejam tratados no primeiro estágio da doença, quando não há risco de transmissão. “A população deve ficar atenta a manchas na pele com alterações da sensibilidade, ausência de pelo no local, diminuição da sudorese no local da mancha”, frisou o secretário.

Além do diagnóstico, o SUS oferece tratamento para hanseníase, disponível em Vilhena hoje, no Ambulatório Municipal (localizado na Avenida Presidente Nasser, atrás do Central de Regulação). Entretanto, com os profissionais da Estratégia Saúde da Família capacitados, a proposta é que a oferta desse atendimento seja descentralizado para as Unidades Básicas de Saúde.

O Brasil é o segundo país com maior incidência de hanseníase no mundo, perdendo apenas para a Índia.

Sinais e Sintomas tratamento

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o Mycobacterium leaprae. A doença é transmitida de uma pessoa doente que não esteja em tratamento para uma pessoa saudável suscetível. A hanseníase tem cura, mas pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou o tratamento não for realizado adequadamente, pelo período preconizado, já que atinge pele e nervos.

O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas procurem o serviço de saúde ao aparecimento de manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, principalmente se essa mancha apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque. Após iniciado o tratamento a pessoa para de transmitir a doença quase que imediatamente.

A poliquimioterapia (PQT), uma associação de medicamentos que evita a resistência do bacilo deve ser administrado por seis meses ou um ano a depender do caso.. Nos últimos dez anos, a taxa de cura da doença no país aumentou 21,2%. Em 2003, 69,3% das pessoas que faziam tratamento para hanseníase se curaram. Já em 2014, esse número saltou para 84%.

Semcom

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas