Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Junior Donadon defende criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico em Vilhena

- anúncio-

Grupo, formado por representantes da sociedade, decidirá ações de fomento na indústria e comércio do município

Junior Donadon (2)

Mais um assunto de extrema importância para o município de Vilhena foi defendido pelo vereador Junior Donadon (PMDB), presidente da Câmara Municipal, durante discurso realizado na última sessão legislativa.

- Advertisement -
- Advertisement -

O parlamentar foi favorável à criação de um Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE) no município, que seria composto por representantes da sociedade organizada, envolvendo entidades como ACIV e CDL, entre outras.

- Advertisement -

De acordo com Junior Donadon, a “novela” da instalação da empresa Havan oportunizou a análise da criação do CDE, que deverá (se for criada), emergencialmente, realizar um plano estratégico, criando alternativas para instalação de indústrias e empresas de grande e meio porte em Vilhena.

O vereador lembrou o imbróglio que resultou na desmembração e, depois, a doação de uma área (uma rua) que divide dois terrenos adquiridos pelos responsáveis da Havan para instalação da empresa no município. O caso gerou questionamentos a respeito da legalidade da doação da área, que acabou sendo aprovado pelo Legislativo em função da importância da empresa, a pressão popular e a promessa de gerar, de imediato, mais de 200 empregos diretos em Vilhena.

Porém, agora, a prefeitura enviou Projeto de Lei ao Legislativo querendo a isenção de tributos municipais à Havan pelo período de 10 anos.  O Projeto ainda não foi votado. “Especificamente neste assunto, o CDE – se já existisse – iria auxiliar os Poderes Executivo e Legislativo, analisando o impacto financeiro/orçamentário da renúncia de receita que a prefeitura terá, e de como agir nesta situação. Não seria uma decisão isolada dos vereadores ou do prefeito. Uma pergunta interessante também seria respondida: caso a Havan tenha a isenção de tributos, outras empresas de Vilhena também teriam esse benefício? Entre outros motivos, a criação do CDE é necessária para o município”, explicou Junior Donadon.

O Presidente da Casa de Leis, disse, ainda, que a ausência de uma Política de Desenvolvimento Econômico, ao longo dos anos, deixa Vilhena sem rumo nesta questão e, consequentemente, sem perspectivas de crescimento. “Temos que tomar uma atitude enérgica e emergencial, começando por exigir profissionais em pasta consideradas importantes e estratégicas na prefeitura de Vilhena, tal como Indústria e Comércio, e Meio Ambiente. Só assim conseguiremos atingir uma política adequada de desenvolvimento para o município”, frisou.

 

Assessoria

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas