Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sábado, 20 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Cônsul peruano visita Vilhena pela segunda vez para realizar negociações comerciais e consulado itinerante

- anúncio-

Esta é a 4ª que o Cônsul peruano encontra-se no Estado de Rondônia para negócios comerciais e é a 2ª vez no município de Vilhena

DSC_0253

O Cônsul Geral e Ministro Conselheiro do Perú Felix Vasquez Solís responsável pelos Estados de Rondônia, Acre e Mato Matogrosso encontra-se no Estado de Rondônia desde o último dia 25 de maio cumprindo visitas protocolares para manter relacionamentos de interesses de comércio bilaterais entre o Estado de Rondônia e o Perú, além-disso, o Cônsul assim como o Secretário, Ricardo Vargas estão realizando o atendimento consular aos cidadãos peruanos que moram no Estado e que precisam regularizar seus documentos pessoais de origem, tais como, Passaporte, DNI, antecedentes criminais, certidão de nascimento, matrimonio e óbitos, e registros consulares.

- Advertisement -
- Advertisement -

A primeira reunião, na qual, o Cônsul peruano participou foi com o Presidente do Sistema Fecomércio/RO, Raniery Araujo Coelho, no município de Porto Velho, onde o presidente do Sistema Fecomércio/RO, explicou ao cônsul peruano que a Federação tem mantido foco em projetos voltados à fomentação da economia rondoniense através da consolidação do comércio bilateral, tanto com o Peru quanto a Bolívia. Raniery Coelho também citou o alfandegamento do aeroporto Jorge Teixeira, que a partir da sua certificação poderá receber voos internacionais que estimulará a ida de turistas para os países vizinhos quanto à vinda de turistas de lá para cá. Raniery Coelho, no encontro expressou sua preocupação com alguns problemas relacionados à expedição de documentos para liberação de trânsito de veículos de passeio e cargas pela “estrada do Pacífico”, especialmente por empresas que querem estimular o turismo naquela região, ele também participou de reuniões com o Superintendente da Polícia Federal em Rondônia.

- Advertisement -

Após o encontro, o Cônsul Felix participou de um dos maiores eventos de agronegócios da região norte, qual seja, a 4ª edição da Rondônia Rural Show que está acontecendo no município de Ji-Paraná desde o dia 27 de maio e se estenderá até este sábado, 30. Conforme o Cônsul, o convite para participar do evento sempre foi realizada desde a 1ª edição, porém, só neste ano que o país aceitou participar oficialmente da Rondônia Rural Show, para realizar uma melhorar avaliação no campo. Assim, tanto o Cônsul Felix quanto o Senhor Vitor Hugo Rondon que representou o Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru se deslocaram até a cidade para conhecerem de perto as vantagem que oferece o evento.

O Cônsul peruano também explicou que durante o evento encontraram muitos produtos que poderão ser exportados, assim como importados, além-disso, também avaliaram a possibilidade de fazer cooperação técnica já que o Brasil em algumas coisas encontra-se mais evoluído que o Peru, tal como a piscicultura, café, óleo de girassol, cacau, soja, milho e carne que graças ao Estado encontrar-se livre da Febre Aftosa, a mesma poderá ser exportada ao Peru.

Neste ano, a 4ª edição da Rondônia Rural Show teve a participação de 7 países, entre eles Rússia, Espanha, Panamá, Peru, entre outros, devido a isso, a organização do evento disponibilizou um espaço nacional/internacional, onde os mesmos puderam fazer uma rodada de negociações entre todos os países.

Consulado Itinerante

DSC_0259

O Secretário do Consulado, Ricardo Vargas, que também veio na comitiva peruana, realizou no município de Porto Velho o consulado itinerante para regularizar a situação dos compatriotas residentes na capital do Estado. O mesmo trabalho está sendo realizado município de Vilhena.

Dia da Independência do Peru

No país irmão no dia 28 de Julho se comemora a independência do Peru, a chamada “FIESTAS PATRIAS”, e segundo o Cônsul peruano, neste ano o Consulado localizado em Rio Branco/AC preparou uma comemoração bem simbólica. Primeiro, será realizado uma visita aos peruanos presos na capital do Acre e além-disso, será realizado uma homenagem a quatro peruanos que muito contribuíram com o Consulado, dentre dos homenageados está o proprietário deste meio de comunicação o senhor Osias Labajos.

Consulado no Matogrosso

Entre os dias 03 a 07 de junho, o Cônsul peruano estará no Estado de Matogrosso, onde participará do Congresso Nacional de Turismo no Brasil.

A estadia do Cônsul em Vilhena se estenderá até o dia domingo, o consulado itinerante está sendo realizado na Rua 735, no bairro Bodanese, ao lado do Jornal Folha de Vilhena.

 

Texto e fotos: Sara Labajos

 

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas