Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Embrapa Rondônia realiza 1º Dia de Campo de Fruticultura em Porto Velho dia 15 de maio

- anúncio-

CONVITE DC JIRAU 2015 3-01

Fruticultura será tema de Dia de Campo a ser realizado pela Embrapa Rondônia e Energia Sustentável do Brasil no dia 15 de maio. O evento acontecerá no Projeto Piloto da Usina Hidrelétrica Jirau, na BR 364 a 6,5 km de Nova Mutum Paraná, sentido Acre, a partir das 8h. Durante o evento serão apresentados resultados de testes realizados pela Embrapa com abacaxi, banana, açaí e pupunha.

A região do entorno da usina Jirau – Jaci Paraná, Nova Mutum Paraná, Rio Pardo, União Bandeirantes, entre outras – caracteriza-se pela expansão da agricultura familiar, onde a bananicultura e a abacaxicultura têm grande potencial de desenvolvimento, além de ter mercado local aberto a estes produtos. Também são frutas tradicionalmente cultivadas para consumo próprio pelos produtores e com a venda do excedente de produção eles conseguem gerar mais renda para suas famílias.

- Advertisement -
- Advertisement -

Em Rondônia são cultivadas cerca de 8,3 mil hectares de banana, com uma produção de 71 mil toneladas, sendo Porto Velho o maior produtor, com 18,7 mil toneladas. Apesar de não ter grande impacto na produção nacional (6,9 milhões de toneladas – IBGE, 2015) a banana exerce papel importante na economia local. Sendo assim, a Embrapa está testando 27 genótipos de banana em comparação com variedades tradicionais. O objetivo é identificar e validar os mais adaptados às condições de Porto Velho para recomendá-los ao setor produtivo (profissionais e produtores). Os materiais testados se destacam pela resistência à sigatoka negra e ao mal do Panamá, duas das principais doenças que acometem a cultura, inviabilizando a produção em muitas áreas.

- Advertisement -

Porto Velho também se destaca no Estado pela produção de abacaxi, com 1,8 milhões de frutos por ano (IBGE, 2015). No estado são 450 hectares cultivados com o fruto. Para fortalecer esta cultura no estado, a Embrapa Rondônia está testando cinco variedades de abacaxi (Pérola, Vitória, IAC Fantástica, Gomo de mel e Imperial) em diferentes espaçamentos com fileiras simples e duplas. Além de outros experimentos que estão sendo feitos para oferecer ao produtor um sistema de produção que possa ser recomendado para o estado.

O experimento com açaí também será apresentado no dia de campo. A Embrapa Rondônia está avaliando o desempenho da cultivar de açaí de touceira (Euterpe oleracea) BRS Pará, para verificar se esse material mantém sua elevada produção, observada em outras regiões. Além disso, está sendo avaliado o desempenho do açaí solteiro (Euterpe precatoria), nativo de Rondônia, para verificar a viabilidade de seu cultivo. Por fim, os trabalhos realizados com a pupunha em plantio de sequeiro, avaliando o efeito de diferentes doses de adubação nitrogenada e potássica sobre seu desenvolvimento e produção de palmito.

Realização e parcerias

O Dia de Campo em Fruticultura faz parte do Projeto Piloto de Uso da Faixa Deplecionável do reservatório da Usina Hidrelétrica Jirau (RO) e das Áreas de terra Firme de seu Entorno, por meio de parceria entre a Embrapa e a Energia Sustentável do Brasil. O evento também conta com o apoio da Emater Rondônia, Prefeitura de Porto Velho e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Porto Velho.

Assessoria

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas