Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


RO avança na regionalização do atendimento à saúde com projetos de implantação de policlínica em Vilhena

- anúncio-

Policlínica  (1)
As instalações da Policlínica estão localizados no setor 08, próximo ao Ginásio Geraldão, em Vilhena

A implantação de duas policlínicas, nos municípios de Cacoal e Vilhena, foi discutida na tarde de quinta-feira (11) pelo governador Confúcio Moura com o secretário estadual da Sáude Williames Pimentel e o adjunto Luiz Eduardo Maiorquim. As duas unidades integram o planejamento de trabalho do órgão para este ano.

O secretário Pimentel explicou que a instalação das unidades, reguladas em parceria com os municípios, é parte do plano de metas traçado desde o primeiro mandato do governador Confúcio Moura para interiorizar e regionalizar a assistência integral à saúde, levando ações de competência do Estado articuladas com o atendimento oferecido pelos municípios.

“Vamos ter menor número de especialistas, não terão a mesma dimensão da Policlinica Oswaldo Cruz, de Porto Velho, mas o projeto é inspirado na POC, que tem sido uma referencia importante para os nossos 52 municípios. Estamos caminhando, avançando no propósito de fortalecer cada vez mais a atenção básica de saúde, dando suporte na média e alta complexidade, que são o investimento no ambulatório especializado e atenção hospitalar”, explicou Pimentel.

- Advertisement -
- Advertisement -

Luiz Maiorquim explicou ao governador que estão assegurados os médicos especialistas, entre eles oncologia, pediatria, clínico geral e exames de imagem  para atuar na policlínica de Cacoal, cujo projeto está em elaboração e incluirá algumas adaptações no prédio já existente que dará suporte ao atendimento ambulatorial.

- Advertisement -

O secretário Pimentel lembrou que o sistema de saúde em Rondônia encontrava-se desarticulado e fragmentado, com grandes demandas e complexos problemas. “Reorganizamos os serviços de média e alta complexidade estadual, interiorizamos as ações e, embora muito ainda precise ser feito, a situação é bastante diferente hoje, quando estamos implantando uma rede de urgência e emergência e os hospitais regionais existentes já estão contribuindo muito para dar dignidade no atendimento à população”, afirmou.

Além dos hospitais regionais de médica complexidade instalados em em São Francisco do Guaporé, Buritis e Extrema, o Governo de Rondônia está concluindo unidade em Guajará-Mirim – cerca de 70% da obra está concluída -, com a aquisição de equipamentos e mobiliário em andamento, e consta no planejamento da Secretaria da Saúde projetos de hospitais em Parecis e Seringueiras.

 

Texto: Secom – Governo de Rondônia

Foto: Sabrina Mathias

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas